metropoles.com

Barrado pelo Brasil no grupo, Maduro insiste: “Somos dos Brics”

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro chegou a atacar as autoridades brasileiras depois do veto à participação de seu país nos Brics

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida de Nicolás Maduro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Nicolás Maduro - Metrópoles - Foto: Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou em transmissão ao vivo que o país faz parte dos Brics, grupo econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e que tem aberto espaço para novos países. A Venezuela, porém, teve o pedido de ingresso como país parceiro dos Brics vetado pelo Brasil, o que enfureceu Maduro e afetou a relação entre os vizinhos sul-americanos.

Maduro voltou ao assunto ao comentar a participação do vice-presidente venezuelano para comunicação e cultura em uma reunião sobre mídia de países do bloco, realizada em São Paulo. “Nosso ministro (esteve) em São Paulo, no Brasil, ratificando que somos dos Brics”, afirmou o presidente.

Veja o momento:

O Brasil vetou a participação da Venezuela nos Brics, desencadeando um desgaste entre os dois países. Após a cúpula dos Brics na Rússia, Maduro classificou a postura brasileira como uma “agressão” contra a Venezuela, e chegou a comparar Lula ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em participação na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados no fim de outubro, Celso Amorim, assessor especial de Lula para assuntos internacionais, explicou a decisão do governo brasileiro.

“O Brasil não quer uma expansão indefinida, o Brasil acha que tem que ser países com influência e que possam ajudar a representar a região. E a Venezuela de hoje não preenche essas condições na nossa opinião”, disse Amorim a parlamentares presentes na reunião.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?