Barack Obama diz que a democracia nos Estados Unidos está “desgastada”
O ex-presidente dos EUA norte-americano lança o livro “Uma terra prometida”, sobre os 8 anos em que esteve na Casa Branca
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou que a democracia no país está desgastada. Ele concedeu uma entrevista ao jornal O Globo e ao programa “Conversa com Bial”, nessa segunda-feira (16/11).
Segundo Obama, as mentiras propagadas pela direita norte-americana, a “polarização desmedida, as teorias da conspiração e o desdém de Donald Trump por valores e normas corroeram o processo democrático e vão demorar para serem superados pela sociedade americana”.
Obama escreveu o livro “Uma terra prometida” sobre os 8 anos em que esteve na Casa Branca. A entrevista faz parte da campanha de divulgação da obra, lançada nessa segunda-feira.
Segundo o ex-presidente, algumas tendências do trumpismo já exisitam durante o mandato. “A nossa democracia está desgastada. Não é apenas um resultado relacionado a Donald Trump. As histórias que conto sobre a minha presidência indicam como algumas dessas tendências já existiam”.
Bolsonaro
Na ocasião, Obama também comentou a relação entre Trump e Bolsonaro e disse que, tal qual o presidente norte-americano, o mandatário brasileiro despreza a ciência. “Na maneira de lidar com a pandemia, por exemplo, ambos não deram ênfase à ciência, isso teve consequências para eles”, afirmou.
O ex-presidente acredita que o democrata Joe Biden pode ser a esperança dos Estados Unidos e, inclusive, já havia parabenizado o eleito pela vitória.
“Sei que ele fará o melhor trabalho para o interesse de cada norte-americano, mesmo que ele tenha ou não recebido seu voto. Então, sugiro que os norte-americanos deem uma chance a ele. Essa eleição mostrou que nosso país ainda continua profundamente dividido”, completou.