metropoles.com

Bannon aceita exigências, entrega passaporte e é libertado nos EUA

Ex-conselheiro de Trump havia sido preso nesta segunda por se recusar a auxiliar investigação sobre invasão ao Capitólio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Eduardo Bolsonaro e Steven Bannon
1 de 1 Eduardo Bolsonaro e Steven Bannon - Foto: Reprodução/Instagram

O estrategista político norte-americano Steve Bannon deixou a cadeia algumas horas após ser preso em Washington DC, nos EUA, depois de concordar com uma série de exigências da Justiça, incluindo entregar seu passaporte.

O ex-conselheiro do último presidente republicano do país, Donald Trump, havia se entregado ao FBI mais cedo nesta segunda-feira (15/11). Ele responde a duas acusações de desacato ao Congresso norte-americano e teve a ordem de prisão expedida depois de se recusar a participar de uma investigação parlamentar sobre a invasão de trumpistas radicais ao Capitólio, sede do parlamento do país, em janeiro deste ano.

De acordo com a imprensa norte-americana, para responder ao processo em liberdade, Bannon concordou em comparecer semanalmente ao tribunal, entregar seu passaporte e avisar à Justiça antes de fazer qualquer viagem dentro do país.

Bannon fez de sua prisão um evento político. Antes de se entregar, ele concedeu uma entrevista coletiva e prometeu “partir para o ataque” contra o presidente democrata Joe Biden e seus aliados. “Estou dizendo a vocês: esta vai ser a contravenção do inferno para [o secretário de Justiça] Merrick Garland, [a presidente da Câmara] Nancy Pelosi, e Joe Biden, que mandou Merrick Garland me processar”, discursou.

O ex-assessor de Trump já havia visitado a cadeia em 2020, no âmbito de investigação na qual é suspeito de ter roubado dinheiro de uma vaquinha virtual lançada para ajudar a financiar um muro que Trump idealizou para impedir a entrada nos EUA de imigrantes vindos do México.

Proximidade com o clã Bolsonaro

Bannon se interessa pela política brasileira e é um interlocutor da família Bolsonaro nos EUA. Em agosto deste ano, o americano se reuniu com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) em um evento onde os dois discutiram as próximas eleições brasileiras.

Próximo a Bannon, o empresário americano Mike Lindell já tratou dessa relação com o clã brasileiro. Veja:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?