Balões com lixo vindos da Coreia do Norte fecham aeroporto em Seul
“Guerra de balões” entre os dois países teve mais uma capítulo com a proibição de decolagens e aterrisagens em aeroporto
atualizado
Compartilhar notícia
Durante três horas, o aeroporto de Incheon, em Seul, na Coreia do Sul, teve que ficar fechado. O motivo: balões cheios de lixo vindos da Coreia do Norte, que entraram no espaço aéreo dos aviões no local.
Os objetos foram vistos caindo muito próximos do local, até que um deles pousou na pista de um dos terminais. Assim, decolagens e aterrisagens foram proibidas durante o período da madrugada nesta quarta-feira (26/6).
Um porta-voz do aeroporto confirmou que não é a primeira vez que balões interrompem as operações do local. Por sorte, o volume de voos durante a madrugada é mais baixo. O site FlightRadar24, especialista em movimentação de voos, mostrou que oito aviões de carga e passageiros tiveram que ser desviados para aeroportos próximos.
Militares sul-coreanos confirmam que cerca de 100 balões chegaram do norte e caíram, principalmente, em Seul e na província de Gyeonggi. Dentro havia, principalmente, papel picado.
Balões desde o fim de maio
Desde o fim de maio, Coreia do Norte vem lançando balões com lixo e até fezes em direção aos vizinhos do sul. Centenas deles chegaram desde então. Eles transportavam artigos, roupas velhas e até vezes humanas.
Do outro lado, o governo do norte afirmou que manda os objetos como retaliação a uma campanha de propaganda que ativistas vêm fazendo. Eles falam em alto-falantes nas fronteiras, além de enviarem balões transportando com comida, remédios, dinheiro e artigos contra o regime norte-coreano.