metropoles.com

Baleia-beluga acusada de ser “espiã russa” é encontrada morta

Para especialistas, há chances de a baleia ter sido treinada pela Rússia para espionagem. Animal foi encontrado morto no sábado (31/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de Hvaldimir, a baleia beluga - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Hvaldimir, a baleia beluga - Metrópoles - Foto: Reprodução

Hvaldimir, a baleia-beluga, foi vista pela primeira vez na Noruega, em 2019, não muito longe das águas russas. O animal usava uma espécie de cinto de segurança para escalada com um suporte para câmera. O fato curioso gerou rumores de que a beluga poderia ser uma espiã russa. No sábado (31/8), pai e filho encontraram o corpo do animal flutuando na Baía de Risavika, no sul da Noruega.

O animal, que foi apelidado com uma combinação da palavra norueguesa para baleia – hval – e o primeiro nome do presidente russo, Vladimir Putin, foi retirado da água por um guindaste e levada a um porto próximo, onde será examinado.

O biólogo marinho Sebastian Strand, monitorou a baleia-beluga nos últimos três anos. “É absolutamente horrível”, disse o biólogo ao The Guardian. “Ele estava aparentemente em boas condições até [sexta-feira], então só precisamos descobrir o que pode ter acontecido aqui.”

Segundo especialistas, a marinha russa é conhecida por treinar baleias para propósitos militares. Entretanto, segundo a organização sem fins lucrativos Marine Mind, Hvaldimir era muito interessada em pessoas e respondia a sinais de mão e, por isso, pode ter sido usado como uma espécie de “baleia terapêutica” na Rússia, onde teria sido mantido em cativeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?