Azerbaijão anuncia cessar-fogo unilateral em Nagorno-Karabakh
Confrontos no fim de semana na área deixaram pelo menos 30 mortos dos dois lados envolvidos
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Defesa do Azerbaijão anunciou neste domingo (3/4) um cessar-fogo unilateral na região separatista de Nagorno-Karabakh. Confrontos no fim de semana na área deixaram pelo menos 30 mortos dos dois lados envolvidos.
A região é palco de uma disputa separatista de duas décadas. Segundo o Ministério da Defesa do Azerbaijão, diante dos pedidos de organizações internacionais, haverá uma “suspensão da contraofensiva e resposta nos territórios ocupados pela Armênia” O governo do Azerbaijão acrescentou que não terá como foco fortificar o território que o país diz ter “liberado”.
Nagorno-Karabakh tem estado sob controle de forças armênias étnicas e de militares armênios desde o fim de uma guerra na área, em 1994, porém ainda não foi conseguida uma solução sobre o status da região. O conflito é impulsionado também pelas tensões entre os cristãos armênios e os membros da etnia azeri, em sua maioria muçulmanos.
A região de Nagorno-Karabakh é um enclave de etnia predominantemente armênia que fica dentro das fronteiras do Azerbaijão, mas foi tomado pela Armênia durante uma guerra de seis anos que terminou com um cessar-fogo em 1994. Os dois lados são separados por uma zona tampão desmilitarizada, mas pequenos confrontos eclodem com frequência. Fonte: Associated Press.