Avião para 100 passageiros saiu do Afeganistão com mais de 800 pessoas
Voo pousou em segurança no Qatar após duas horas de viagem, segundo o Pentágono
atualizado
Compartilhar notícia
Em fuga da capital afegã, Cabul, após a tomada de governo do Afeganistão, 823 pessoas embarcaram em um avião militar americano, no último domingo (15/8). A princípio, autoridades calculavam que 640 pessoas estavam a bordo, mas a informação foi corrigida pelo Pentágono, nesta sexta-feira (20/8).
A @usairforce C-17 Globemaster III safely transported approximately 640 Afghan citizens from Hamid Karzai International Airport Aug. 15, 2021.
This photo is not related to the crew that faced a security breach on the runway. Evacuations in Afghanistan are ongoing. pic.twitter.com/JfTsjyG8Xq
— Air Mobility Command (@AirMobilityCmd) August 17, 2021
A imagem do avião C-17 Globemaster III rodou o mundo e mostra uma multidão dentro da aeronave. A capacidade do veículo é de apenas 100 pessoas, muito menor do que o número de passageiros na data. Segundo o Pentágono, houve alteração no cálculo de passageiros divulgado inicialmente em função das 183 crianças que não haviam sido registradas.
“Nós temos mulheres e crianças a bordo e as vidas das pessoas estão em jogo. Não é sobre a capacidade ou regras e regulamentos – é sobre treinamentos e orientações que nós fomos capazes de administrar para garantir que podíamos transportar o maior número de pessoas de forma segura e efetiva”, disse o coronel Eric Kut, que comandava o voo, ao Bangkok Post.
A aeronave pousou no Qatar, mais de duas horas após a partida.