Avião pousa em Beirute, no Líbano, para resgatar 229 brasileiros
Nessa primeira viagem, a expectativa é resgatar 229 cidadãos. Mais de 3 mil brasileiros informaram ao Itamaraty que desejam deixar o Líbano
atualizado
Compartilhar notícia
O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado pelo governo Lula (PT) para fazer a repatriação dos brasileiros que estão no Líbano pousou, neste sábado (5/10), em Beirute, capital libanesa. A aeronave pousou às 11h22 em Beirute.
Estão na lista de embarque 229 cidadãos brasileiros e familiares. Entre eles, 10 crianças de colo e três pets.
Confira o momento da aterrissagem:
Segundo o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da FAB, o Brasil tem capacidade de repatriar 500 pessoas por semana.
A aeronave KC-30 chegaria em Beirute nessa sexta-feira (4/10), mas devido a bombardeios próximos ao aeroporto da capital libanesa, o resgate foi adiado.
A previsão de chegada do voo ao Brasil é na manhã de domingo (6/10), na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, segundo a própria FAB.
Repatriação de brasileiros
O avião da operação de repatriação, batizada de “Raízes do Cedro”, saiu da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Beirute. Mas antes de seguir para o Líbano, pousou na cidade de Lisboa, em Portugal.
A tripulação é composta por: tripulantes operacionais da aeronave, militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo).
Como adiantado pelo Metrópoles, mais de três mil brasileiros informaram que desejam deixar o Líbano, que sofre com incursões terrestres e ataques aéreos das Forças Armadas de Israel.
Outros nove servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty, que atuam no Líbano pediram ao governo Lula (PT) que seus familiares sejam retirados do país, em meio à escalada dos ataques israelenses.