Avião com 157 pessoas a bordo cai na Etiópia
O acidente, que ocorreu minutos depois de o avião decolar, não deixou sobreviventes. Havia passageiros de 35 nacionalidades
atualizado
Compartilhar notícia
Um avião da companhia Ethiopian Airlines que se dirigia da capital etíope a Nairobi, capital do Quênia, caiu neste domingo (10/3), com 157 pessoas a bordo, informaram as autoridades do país. O CEO da Ethiopian Airlines, Tewolde Gebremariam, confirmou que não há sobreviventes entre as vítimas, de pelo menos 30 nacionalidades diferentes.
Testemunhas disseram que a explosão foi tão forte que não era possível se aproximar da área do acidente. A companhia informou, por meio de comunicado, que a aeronave perdeu contato e provavelmente caiu às 8h44 (horário local), seis minutos depois de decolar do Aeroporto Internacional de Adis Abeba, às 8h38 (horário local, 2h38 em Brasília), perto da cidade de Bishoftu.
A empresa alega que o avião não tinha problemas técnicos conhecidos. O operador de tráfego aéreo do país disse que a aeronave apresentou velocidade vertical instável após a decolagem e que a visibilidade parecia estar clara.
Accident Bulletin no. 2
Issued on march 10, 2019 at 01:46 PM pic.twitter.com/KFKX6h2mxJ— Ethiopian Airlines (@flyethiopian) 10 de março de 2019
Em entrevista coletiva transmitida pelo Facebook, representantes da Ethiopian Airlines confirmaram que havia passageiros de 35 nacionalidades. Entre as que foram divulgadas, estão:
- Quênia (32)
- Canadá (18)
- Etiópia (9)
- Itália (8)
- China (8)
- Estados Unidos (8)
- Britânicos (7)
- França (7)
- Egito (6)
- Alemanha (5)
- Holanda (5)
- Índia (4)
- Eslováquia (4)
- Áustria (3)
- Suécia (3)
- Rússia (3)
- Marrocos (2)
- Espanha (2)
- Polônia (2)
- Israel (2)
- Bélgica (1)
- Djibouti (1)
- Indonésia (1)
- Uganda (1)
- Iêmen (1)
- Sudão (1)
- Sérvia (1)
- Togo (1)
- Moçambique (1)
- Ruanda (1)
- Somália (1)
- Noruega (1)
- Irlanda (1)
- Arábia Saudita (1)
- Nepal (1)
- Nigéria (1)
- Passaporte das Nações Unidas (1)
Até o momento, não há informações sobre a lista de nomes de passageiros e tripulantes. Familiares ainda aguardam explicações.
A aeronave caiu perto da cidade de Bishoftu, ou Debre Zeit, cerca de 50 quilômetros ao sul da capital. O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, lamentou o acidente. “Em nome do governo e povo da Etiópia, gostaria de expressar as mais sentidas condolências às famílias que perderam seus entes queridos”, escreveu na rede social Twitter.
O avião, com número de voo ET302, tinha previsão de aterrissar no aeroporto internacional de Nairobi, o Jomo Kenyatta, às 10h25 (horário local). A aeronave tinha pouco mais de quatro meses de uso.
A Ethiopian Airlines é a maior companhia aérea da África, com vários voos nacionais e internacionais, e possui boa reputação em matéria de segurança aérea.
Histórico
O acidente ocorreu menos de cinco meses depois que, em outubro de 2018, outro Boeing 737 da companhia Lion Air caiu na Indonésia 12 minutos após a decolagem – de acordo com informações das caixas-pretas, a queda ocorreu devido a um erro no sistema automático, causando a morte de 189 pessoas.
Em 25 de janeiro de 2010, um avião da Ethiopian Airlines caiu no Mar Mediterrâneo e deixou 90 pessoas mortas. A aeronave despencou pouco depois de ter iniciado uma viagem de Beirute a Adis Abeba.