Avião cargueiro ucraniano cai na Grécia com carga de explosivos
Aeronave seguia da Sérvia para a Jordânia e caiu perto de Kavala, no nordeste da Grécia. Moradores ouviram explosões
atualizado
Compartilhar notícia
Um avião de carga Antonov An-12BK da empresa privada ucraniana Meridian Air Cargo caiu, na noite deste sábado (16/7), no nordeste da Grécia. Havia oito pessoas à bordo, segundo registros de voo, mas ainda não há informações sobre vítimas.
O avião seguia da Sérvia para a Jordânia e caiu perto da cidade portuária de Kavala, na Grécia. Moradores da região estão postando vídeos do acidente aéreo nas redes sociais.
Veja:
#καβαλα#Φωτια_τωρα pic.twitter.com/uKxxplkgfT
— Εγώ ο Απαισιότατος (@egwapaisiotatos) July 16, 2022
Moradores também relatam explosões mesmo após a queda. As informações da imprensa internacional são de que o avião de carga levava material militar, incluindo explosivos.
“Estávamos ouvindo explosões até agora há pouco”, disse Filippos Anastassiadis, prefeito da cidade de Paggaio, à agência Associated Press.
Falha no motor
O piloto do avião, segundo informações de agências internacionais de notícias, tinha comunicado uma falha num motor e pedido autorização para uma aterrisagem de emergência, mas um incêndio num dos motores fez o avião despencar.
A agência de notícias France Presse (AFP) afirma que testemunhas disseram à televisão pública ERT ter visto o avião em chamas.
O mesmo canal televisivo alertou que o avião era “perigoso” e que a polícia recomendou aos jornalistas que se aproximaram do local para usarem máscaras, acrescenta a AFP.
Outra agência de notícias, a Associated Press, afirma que as autoridades da aviação civil grega afirmam que o fato de terem ocorrido explosões, deu origem a especulações de que o avião transportava explosivos. A proteção civil isolou a área do acidente.