Avalanche no Himalaia mata 7 pessoas e deixa dezenas presas sob a neve
Grupos de turistas na região indiana da Cordilheira do Himalaia foram surpreendidos por avalanche. Outras 350 vítimas foram resgatadas
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de turistas foi surpreendido por um avalanche na Cordilheira do Himalaia, na Índia, nesta terça-feira (4/4). Sete pessoas morreram e outras dezenas permanecem presas no local, segundo informações do Exército indiano.
A avalanche atingiu o estado de Sikkim, em uma localidade perto da passagem m0ntanhosa que leva para a região chinesa do Tibete.
De acordo com as autoridades, cinco veículos que transportavam cerca de 30 turistas permanecem presos sob a neve. Outras 350 pessoas foram resgatadas após a neve ter sido removida da estrada.
“Ainda estamos para determinar quantas pessoas estão presas. Dezessete foram retiradas da neve, das quais oito estão em estado muito crítico e foram transferidas para um hospital”, disse o oficial sênior da polícia Tenzing Loden Lepcha à agência de notícias Reuters.
O ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, afirmou estar “profundamente angustiado” com a morte das vítimas e prestou condolências às famílias enlutadas.
“Triste pela perda de vidas preciosas devido a uma avalanche em East Sikkim. As operações de busca e resgate estão sendo realizadas pelo Exército Indiano, SDRF e outras agências. As minhas mais sentidas condolências às famílias enlutadas. Orando pela rápida recuperação dos feridos”, escreveu.
Veja:
Saddened by the loss of precious lives due to an avalanche in East Sikkim. Search and Rescue Ops are being carried out by the Indian Army, SDRF and other agencies. My deepest condolences to the bereaved families. Praying for the speedy recovery of the injured.
— Rajnath Singh (@rajnathsingh) April 4, 2023
Milhares de turistas visitam Sikkim todos os anos, também conhecida como a Terra do Esplendor Místico, localizada abaixo do Monte Khangchendzonga, a terceira montanha mais alta do mundo.
Avalanches são comuns nas áreas montanhosas de Uttarakhand. Em 2021, uma geleira estourou, resultando em inundação repentina que deixou mais de 200 mortos.