metropoles.com

Autoridades dos EUA e de Maduro discutem eleições venezuelanas

Os representantes dos Estados Unidos expressaram preocupação com o processo eleitoral venezuelano e ameaçam retomar sanções

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de Maduro e Joe Biden - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Maduro e Joe Biden - Metrópoles - Foto: Getty Images

Representantes do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se reuniram, na Cidade do México, com autoridades dos Estados Unidos (EUA), nessa terça-feira (9/4), para discutirem sobre o processo eleitoral venezuelano.

Segundo anunciado pelo representante da Casa Branca, nesta sexta-feira (12/4), a reunião ocorre perto do prazo final, 18 de abril, da decisão sobre os embargos norte-americanos ao petróleo venezuelano.

“O objetivo era expressar nossas preocupações sobre o processo eleitoral da Venezuela”, comentou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional (NSC) da Casa Branca.

O governo Joe Biden analisa a opção de retomar às sanções à indústria petrolífera venezuelana como resposta ao que os EUA veem como a falta de palavra de Maduro em cumprir os compromissos de eleições livres e justas. O pleito presidencial ocorrerá no dia 28 de julho de 2024.

Ao longo da reunião, os norte-americanos afirmaram que retomarão as sanções suspensas em outubro de 2023, caso o presidente venezuelano não realize progressos democráticos na disputa à presidência do país.

O diretor sênior da Casa Branca para assuntos do Ocidente, Daniel Erikson, foi o responsável pelas negociações com os representantes venezuelanos. Porém, segundo informações da CNN, nenhuma decisão terminativa foi tomada.

Sanções e eleições

Os Estados Unidos realizaram um alívio parcial às sanções do petróleo venezuelano em outubro do ano passado devido ao acordo feito, em Barbados, com o governo Maduro, o qual comprometia-se a promover eleições livres, com a possibilidade de uma oposição efetiva.

As conversas entre a administração Biden e o governo venezuelano são uma mudança significativa em relação à política de “pressão máxima” desenvolvida pelo ex-presidente Donald Trump.

A principal preocupação do governo norte-americano é que as sanções elevem o preço do petróleo e que gerem uma onda de migração de venezuelanos na fronteira EUA-México.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?