metropoles.com

Autor de massacre em Buffalo, nos EUA, planejava o atentado há 5 meses

Segundo o Washington Post, Payton Gendron começou a planejar o assassinato de dezenas de pessoas negras em dezembro de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
John Normile/Getty Images
Imagem colorida mostra policiais em frente ao supermercado Tops, em Buffalo, Nova York, após ataque em massa de atirador - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra policiais em frente ao supermercado Tops, em Buffalo, Nova York, após ataque em massa de atirador - Metrópoles - Foto: John Normile/Getty Images

O jovem de 18 anos que assassinou 10 pessoas em um supermercado em Buffalo, nos Estados Unidos, no sábado (14/5) escreveu com detalhes o plano dele de matar dezenas de pessoas negras. Payton Gendron publicava na internet suas intenções há cinco meses.

O jornal The Washington Post revelou que Gendron planejava desde dezembro matar aqueles que ele chamava de “replacers”, algo como “substitutos”, termo ligado a uma teoria conspiratória comum entre os racistas e antissemitas. Essa teoria indica que imigrantes estariam substituindo os “americanos”, para fins eleitoriais, por exemplo. Essa tese é levantada por parte da direita dos Estados Unidos.

Em fevereiro, o rapaz definiu o mercado em que houve o massacre como alvo, tomando como base a vizinhança composta em grande parte por negros. Em março, ele passou a visitar o local, como uma “missão de reconhecimento”. Um segurança da loja, inclusive, o confrontou pela atividade suspeita, mas ele inventou desculpas e se esquivou.

“Área de ataque 1”, como chamou o mercado, era um dos três locais onde Gendron planejou massacres. De acordo com mensagens, ele havia estabelecido rotas para cada localização, trabalhou no tempo necessário para cada chacina e estimou que mais de três dúzias poderiam ser mortas ao fim da operação homicida.

A polícia confirmou na segunda-feira (16/5) que ele planejava atacar em mais de um lugar. Também na segunda, o FBI declarou a policiais e líderes comunitários que se tratava, “claramente”, de crime de ódio motivado por racismo e extremismo.

Além dos mortos, outros três foram feridos antes de Gedron ser detido e os homicídios foram transmitidos online. Ele não se declara culpado pelos assassinatos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?