metropoles.com

Ator de Empire responderá a 16 acusações por suposta falsa denúncia

O ator tem prevista uma audiência das acusações na próxima quinta-feira (14/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tasia Wells/Getty Images
Espolòn Celebrates Day of the Dead
1 de 1 Espolòn Celebrates Day of the Dead - Foto: Tasia Wells/Getty Images

O ator Jussie Smollett, da série de TV Empire – Fama e Poder, responderá por 16 acusações por uma suposta falsa queixa que fez à polícia, onde afirmou que tinha sido vítima de um ataque homofóbico e racista, informam na sexta-feira (8/3) veículos de imprensa dos Estados Unidos.

O ator, suspenso da série produzida pela Fox Entertainment, tem prevista uma audiência das acusações, apresentados por um grande júri, na próxima quinta-feira (14/3) em um tribunal do Condado de Cook, onde a cidade de Chicago está localizada.

De acordo com um comunicado do tribunal, o ator, que foi cortado da série, fez uma “denúncia falsa de uma ofensa” ao Departamento de Polícia de Chicago no final de janeiro “embora soubesse o tempo todo que não havia nenhuma justificativa para crer que se tivesse cometido” o fato.

O ator fez as falsas declarações quando foi interrogado em duas ocasiões, e por dois detetives diferentes do Departamento de Polícia, e cada acusação cobre atos falsamente descritos por Smollett. Entre eles, que foi atacado e golpeado por dois homens mascarados, que supostamente gritavam insultos de natureza racista e homofóbica, colocaram uma corda em volta do pescoço e lhe jogaram um suposto produto químico.

“Se um crime é cometido, cada crime tem várias partes e a acusação deve cobrir todas essas partes”, diz a decisão do júri do Condado de Cook. Smollett, que é negro e se declarou gay, está em liberdade após pagamento de fiança e pode ser condenado a uma sentença mínima de três anos de prisão se for condenado. Todas as acusações são de classe 4, a categoria mais baixa de crimes em Illinois.

Entenda o caso

O ator informou à polícia que foi atacado na manhã de 29 de janeiro, enquanto caminhava sozinho na rua no bairro de Streeterville, e que os agressores gritavam “esta é uma região da Maga”, em referência ao tema de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “Make America Great Again (Torne a América Grande Novamente)”.

A polícia investigou o caso por três semanas como um suposto crime de ódio, e prendeu de maneira temporária dois irmãos nigerianos, mas descobriu que o ataque foi orquestrado e que Smollett pagou US$ 3,5 mil aos dois para que simulassem um ataque racista contra ele a fim de conseguir notoriedade e impulsionar a sua carreira.

De acordo com informações do superintendente de polícia de Chicago, Eddie Johnson, Smollet queria alavancar sua carreira e conseguir que os produtores da série aumentassem seu salário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?