Ativistas são presos ao atacarem quadro Moça Com Brinco de Pérola; vídeo
Integrante do grupo Just Stop Oil ainda usou molho de tomate contra o quadro de Johannes Vermeer. Três foram presos, e museu repudiou a ação
atualizado
Compartilhar notícia
Três ativistas climáticos acabaram presos após uma ação contra o quadro Moça Com Brinco de Pérola, no Museu Mauritshuis, na cidade holandesa de Haia, nesta quinta-feira (27/10).
Um dos integrantes chegou a usar uma cola para grudar a cabeça no quadro pintado por Johannes Vermeer, em 1665. Eles vestiam camisetas do grupo de ativistas Just Stop Oil, que reivindica a interrupção de produção de novos combustíveis fósseis.
Veja o vídeo:
As imagens mostram que um dos militantes do grupo jogou um líquido vermelho, semelhante a molho de tomate, sobre o ativista grudado no quadro. Além disso, esse segundo grudou a própria mão na parede ao lado da obra de arte.
De acordo com o site da emissora holandesa NOS, três pessoas foram presas. O museu informou que a obra não foi danificada, mas divulgou um comunicado afirmando que a arte é indefesa e repudiando veementemente tentativas de danificá-la para qualquer finalidade.
Ataques em sequência
Ações de ativistas com obras de arte têm se repetido em um intervalo de poucos dias. Em 24 de outubro, a estátua de cera do Rei Charles III, do Reino Unido, recebeu uma “tortada na cara” por integrantes do grupo.
Um dia antes, militantes jogaram purê de batata na obra Grainstacks, de Claude Monet.
O quadro Moça Com Brinco de Pérola é famoso internacionalmente. A obra inspirou um livro da escritora Tracy Chevalier, de 1999, e um filme de 2003, em que a protagonista foi interpretada por Scarlett Johansson.