Atentado contra hotel deixa vários mortos na capital da Somália
De acordo com a polícia local, o ataque é de autoria dos rebeldes shebab, ligados à Al-Qaeda. Hotel é popular entre empresários e membros do governo
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 18 pessoas morreram em um atentado neste domingo (1/11)) contra um hotel na capital da Somália. De acordo com a polícia local, o ataque é de autoria dos rebeldes shebab.
Além dos 18 mortos, mais 20 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para vários hospitais em Mogadíscio, segundo a rádio Alfurqaan, citada pela Efe.
Informações anteriores, divulgadas pelo canal de televisão Al-Jazeera – com base em testemunhas – e pela agência AFP, davam conta da ocorrência de duas explosões e de um tiroteio.
Os shebab, ligados à rede terrorista Al-Qaeda, reivindicaram a autoria do atentado contra o hotel Sahafi, popular entre membros do governo e empresários, indicando que lutam contra as forças de segurança.
“Os ‘mujahedeen’ [combatentes] tomaram o controle do hotel Sahafi onde apóstatas [quem abandonou sua religião] e cristãos invasores ficam”, disse o porta-voz dos shebab, Abdulaziz Abu Musab, em comunicado.
“Os ‘mujahedeen’ levam a cabo operações no interior do hotel depois da tomada”, acrescentou.
As tropas da União Africana, que combatem os rebeldes ao lado das forças governamentais, afirmaram, contudo, ter assumido o controle do edifício depois de derrotarem os insurgentes islamitas.
“As forças governamentais da Somália e a Amisom [missão da União Africana na Somália] tomaram o controle”, informou a União Africana, composta por 22 mil homens, em um breve comunicado, também citado pela agência AFP.
Os shebab perpetraram no passado uma série de atentados contra hotéis de Mogadíscio.