Ataque russo em Kharkiv fere pelo menos 19 pessoas, diz Zelensky
De acordo com Zelensky, as operações de combate contra a Rússia ainda estão em andamento, com alvos aéreos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, relatou nesta segunda-feira (25/11) um ataque de míssil russo à cidade ucraniana de Kharkiv, que teria deixado ao menos 19 feridos, incluindo uma criança. Ele também informou que a cidade de Odessa foi atingida, com “fragmentos de mísseis caindo e causando danos”.
“Este é apenas um dia de terror russo contra a Ucrânia. Somente desde a noite passada, a Rússia lançou quase 150 drones de ataque, bombas aéreas e mísseis, mirando mais de dez de nossas regiões”, informou o presidente ucraniano.
Veja o video publicado pelo presidente da Ucrânia:
De acordo com Zelensky, as operações de combate contra a Rússia ainda estão em andamento, com alvos aéreos. “Esses ataques russos às vidas ucranianas podem ser interrompidos — com pressão, com sanções, bloqueando o acesso dos ocupantes aos componentes que eles usam para fabricar os meios desse terror, fornecendo pacotes de armas para a Ucrânia e com uma determinação que deve ser inabalável”, diz o presidente na rede social X.
Zelensky também expressou gratidão aos soldados ucranianos envolvidos nos combates aéreos. A Força Aérea da Ucrânia relatou que, desde a noite desse domingo (24/11), abateu 71 dos 145 drones lançados pela Rússia.
A ofensiva ocorre após o presidente relatar que a Rússia lançou 120 mísseis e 90 drones contra a Ucrânia, incluindo um com suspeita de ser um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês).
Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou o uso de mísseis de longo alcance fornecidos à Ucrânia para contra-atacar as forças russas.