Ataque russo deixa 5 mortos e 35 feridos em Kherson, diz Ucrânia
Presidente ucraniano postou imagens do confronto nas redes sociais e afirmou: “Isto não é ‘conteúdo sensível’. É a vida real na Ucrânia”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciou neste sábado (24/12) um ataque russo ao centro de Kherson, no sul da Ucrânia, que deixou pelo menos cinco mortos e 35 feridos, segundo informações da agência de notícias Reuters. Ele classificou o ataque como um ato de “terror” para “intimidar” os ucranianos.
Zelensky postou nas redes sociais, entre imagens do ataque: “Nesta manhã de sábado, véspera de Natal, no centro da cidade. Não são instalações militares. Não é uma guerra com regras definidas. Isso é terror, isso é matar para intimidar e por prazer”.
O presidente da ucrânia afirmou ainda que as fotos que ele divulgadas nas redes, provavelmente, seriam marcadas com a ressalva de “conteúdo sensível”. “Mas este não é um conteúdo sensível”, disse. “É a vida real da Ucrânia e dos ucranianos. O mundo deve ver o mal absoluto contra o qual estamos lutando.”
Em novembro, a Ucrânia retomou Kherson, a única capital regional do país que havia sido capturada pela Rússia. Desde então, Kiev aponta que as forças russas bombardearam pesadamente a cidade.
O ataque de hoje acontece no dia em que a guerra, iniciada em 24 de fevereiro deste ano, completa 10 meses. Moscou não se manifestou sobre o episódio e a Reuters informou que não conseguiu verificar os relatórios sobre mortos e feridos de forma independente.