Ataque massivo da Rússia deixou 28 mortos e 120 feridos na Ucrânia
Rússia lança maior ataque aéreo à Ucrânia, usando 158 drones e mísseis. Zelensky afirma que uma maternidade foi atingida em Dnipro
atualizado
Compartilhar notícia
O número de mortos e feridos subiu em uma das maiores ondas de ataque da Rússia à Ucrânia desde o início da guerra. A ofensiva aconteceu nas primeiras horas desta sexta-feira (29/12). Drones e mísseis foram disparados contra alvos em todo o país. Pelo menos 26 pessoas morreram e outras 120 ficaram feridas.
Segundo a Força Aérea da Ucrânia, o exército russo utilizou cerca de 158 drones e mísseis para atacar alvos em Kiev e várias outras regiões do país.
Os ataques começaram durante a noite, com explosões relatadas na capital Kiev. Além de alvos estratégicos, os mísseis também atingiram uma maternidade na cidade de Dnipro, localizada no lado oriental de Kharkiv, longe das linhas de frente.
A Rússia empregou 158 drones e mísseis, incluindo mísseis hipersônicos Kinzhal, mísseis de cruzeiro e drones Shahed, para atacar alvos em Kiev, no leste, sul e oeste do país, conforme informou a Força Aérea da Ucrânia.
Nesta tarde, os bombardeios continuaram, visando a região norte de Cherkasy, atingindo também a cidade de Smilla. Outros mísseis foram detectados na região russa de Kursk, em direção à cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia.
Zelensky diz que ataques atingiram uma maternidade
O assessor presidencial, Andri Yermak, confirmou a de mortes de civis e declarou que o país estava reforçando seu escudo aéreo. No entanto, destacou a necessidade de mais apoio internacional para conter o terror. Pouco depois, o presidente Volodymyr Zelensky usou a plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) para afirmar que “o terror russo deve e vai perder”.
Zelensky mencionou que uma série de alvos civis, incluindo uma maternidade, instalações educacionais, shopping center, edifícios residenciais, residências particulares, depósito comercial e estacionamento, foram atingidos nos ataques, abrangendo cidades como Kiev, Lviv, Odesa, Dnipro, Kharkiv e Zaporizhzhia.
A maternity ward, educational facilities, a shopping mall, multi-story residential buildings and private homes, a commercial storage, and a parking lot. Kyiv, Lviv, Odesa, Dnipro, Kharkiv, Zaporizhzhia, and other cities.
Today, Russia used nearly every type of weapon in its… pic.twitter.com/q5q8Q98Njr
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) December 29, 2023
“Infelizmente, houve mortes e feridos como resultado dos ataques. Todos os serviços funcionam 24 horas por dia e prestam o auxílio necessário. Minhas condolências àqueles que perderam seus entes queridos. Desejo uma rápida recuperação aos feridos”, escreveu o presidente ucraniano.