metropoles.com

Chuva, ataque a trens e reforço na segurança marcam abertura olímpica

Ataque ao sistema de trens de alta velocidade prejudicou as principais linhas que conectam Paris ao resto da França e a países vizinhos

atualizado

Compartilhar notícia

Mustafa Ciftci/Anadolu via Getty Images
Espectadores esperam para assistir à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris de 2024 tentam se proteger da chuva em Paris - Metrópoles
1 de 1 Espectadores esperam para assistir à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris de 2024 tentam se proteger da chuva em Paris - Metrópoles - Foto: Mustafa Ciftci/Anadolu via Getty Images

Chuva, ataques ao sistema francês de Trens de Alta Velocidade (TGV), que prejudicaram as principais linhas que conectam Paris ao resto da França e a países vizinhos, e reforço na segurança marcam a abertura dos Jogos Olímpicos na capital francesa, nesta sexta-feira (26/7). O problema com o transporte afetou cerca de 800 mil pessoas, de acordo com o presidente da companhia ferroviária SNCF, Jean-Pierre Farandou. As investidas incluíram incêndios criminosos.

“Este ataque massivo à rede ferroviária de alta velocidade causará perturbações pelo menos até o fim do fim de semana”, informou o presidente da SNCF.

10 imagens
1 de 10

Umit Donmez/Anadolu via Getty Images
2 de 10

Marijan Murat/picture alliance via Getty Images
3 de 10

Jan Woitas/picture alliance via Getty Images
4 de 10

Mustafa Ciftci/Anadolu via Getty Images
5 de 10

Umit Donmez/Anadolu via Getty Images
6 de 10

Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images
7 de 10

Sina Schuldt/picture alliance via Getty Images
8 de 10

Sina Schuldt/picture alliance via Getty Images
9 de 10

Cão farejador da patrulha policial dos Emirados Árabes Unidos é visto em frente ao Louvre antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024

Richard Pelham/Getty Images
10 de 10

Patrick Smith/Getty Images

Segundo a Eurostar, o serviço ferroviário pelo Canal da Mancha, entre Londres e Paris, foi interrompido, e “os trens de alta velocidade para e de Paris estão sendo desviados pela linha clássica”.

A ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Casteram, condenou o ataque ao sistema ferroviário e pontuou que trabalha a fim de garantir transporte de delegações para os locais de competição. Em declarações à televisão BFM, disse que “jogar contra os Jogos (Olímpicos) é jogar contra a França”.

Abertura das Olimpíadas

Apesar do ataque ao sistema francês de TGV, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris está mantida, garantem as autoridades do país. A abertura começou às 14h (horário de Brasília) no Rio Sena, noite em Paris.

Conforme as autoridades, são mais de 45 mil policiais, 10 mil soldados e 2 mil agentes de segurança privada destacados. Atiradores de elite estão posicionados em prédios e telhados, e drones vigiam o local.

De acordo com a CNN, o tempo às margens do rio Sena está fechado. A chuva começou cerca de uma hora e meia antes da cerimônia. As arquibancadas ao longo do rio não são cobertas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?