metropoles.com

Ataque armado a prisão no México deixa 19 mortos e 25 presos foragidos

Entre os foragidos da prisão, está o líder de um grupo inimigo do cartel de Sinaloa, no México, anteriormente comandado por El Chapo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christian Torres/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem de um oficial da prisão de Ciudad Juarez - Metrópoles
1 de 1 Imagem de um oficial da prisão de Ciudad Juarez - Metrópoles - Foto: Christian Torres/Anadolu Agency via Getty Images

Um ataque realizado à prisão de Ciudad Juárez, localizada no norte do México, deixou 19 pessoas mortas, além de 15 feridas e 25 presos foragidos, de acordo com o governo daquele país. O ataque aconteceu na manhã desse domingo (1º/1) e ocasionou a fuga do líder de um grupo aliado do cartel de Juárez em sua guerra contra o de Sinaloa, anteriormente liderado por Joaquín “El Chapo” Guzmán, condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva, realizada nesta segunda-feira (2/1), Luis Cresencio Sandoval, Secretário de Defesa, afirmou que dez guardas morreram. Sete presos e dois agressores também estão entre as vítimas. Já entre os feridos, um deles é carcerário e os outros 14 estavam cumprindo pena no local.

Logo ao amanhecer do primeiro dia do ano, um grupo chegou em veículos blindados e abriu fogo contra os agentes. Por conta do ano novo, o local contava com diversos familiares dos presos. Até o momento, cinco pessoas que participaram das ações foram presas e as demais estão sendo procuradas pelas forças da ordem.

O ataque foi atribuído a um grupo de narcotraficantes e contou com a fuga de Ernesto Alfredo Piñón, de acordo com a Secretária de Segurança, Rosa Icela Rodríguez. Mais conhecido como El Neto, o homem é líder de um cartel aliado ao da Ciudad Juárez e inimigo de “El Chapo” Guzmán.

Preso desde 2009, Piñón cumpre sentença de 200 anos de prisão por sequestro e homicídio. Por ser fronteira com os Estados Unidos, a Ciudad Juárez é um ponto estratégico para o tráfico de drogas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?