metropoles.com

Ataque à Síria: ONU marca reunião de emergência e pede “moderação”

O pedido do encontro foi feito pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, após bombardeio dos EUA, França e Reino Unido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Sede da ONU
1 de 1 Sede da ONU - Foto: Divulgação

A Organização das Nações Unidas (ONU) marcou para este sábado (14/4), às 11h, uma reunião de emergência do seu Conselho de Segurança, responsável pela paz e segurança internacionais. O encontro foi agendado após o ataque dos EUA, França e Reino Unido à Síria, depois de pedido do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O conselho é formado por 15 membros. Cinco são permanentes e, portanto, possuem direito a veto: os autores do ataque, Rússia e China. Trata-se do único órgão da ONU que tem poder decisório, isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as suas decisões.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos países que demonstrem “moderação” e evitem ações que possam elevar as tensões na Síria após o ataque contra instalações do regime de Bashar Al-Assad nesta sexta (13).

“Peço a todos os Países Membros que demonstrem moderação nessas perigosas circunstâncias e evitem ações que levem à escalada da situação e piore o sofrimento do povo sírio”, disse Guterres em comunicado.

Ele afirmou que acompanha a situação na Síria após os ataques liderados pelos Estados Unidos com apoio da França e do Reino Unido. O secretário-geral também lamentou o fato de o Conselho de Segurança da ONU não ter chegado a um consenso sobre as investigações do suposto ataque químico contra a cidade de Duma, último reduto rebelde da região de Ghouta Oriental que lutava contra o regime de Assad.

“Expresso o meu profundo desapontamento pelas falhas do Conselho de Segurança em concordar com a criação de um mecanismo para investigar o uso de armas químicas na Síria”, disse o Secretário-Geral.

Na última semana, o Conselho de Segurança realizou reuniões que não atingiram consenso sobre investigações na região. Uma proposta de resolução dos Estados Unidos e outras duas da Rússia foram vetadas durante as tratativas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?