metropoles.com

Ataque a refinarias: sauditas mostram mísseis para acusar iranianos

O coronel Turki al-Malki afirmou que um total de 25 drones e mísseis foram usados no bombardeio de duas instalações de produção de petróleo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fayez Nureldine / AFP
sauditas mostram mísseis para acusar iranianos
1 de 1 sauditas mostram mísseis para acusar iranianos - Foto: Fayez Nureldine / AFP

O Ministério de Defesa da Arábia Saudita exibiu, nesta quarta-feira (18/09/2019), detritos de mísseis e drones que, de acordo com eles, provam que o Irã foi responsável pelo ataque à companhia petrolífera estatal saudita, a Aramco.

O coronel Turki al-Malki afirmou que um total de 25 drones e mísseis foram usados no bombardeio contra duas instalações, incluindo o que ele chamou de veículos aéreos não tripulados (UAV, na sigla em inglês).

Os ataques atingiram Abqaiq, onde se encontra a maior fábrica de processamento de petróleo do mundo, o campo de de Khurais. Os drones e mísseis foram usados contra Abqaiq, enquanto os mísseis de cruzeiro tinham como alvo Khurais, de acordo com estudos sauditas.

O grupo de rebeldes houthis, do Iêmen, apoiados pelo Irã, reinvindicou a autoria do crime ao dizer que havia mobilizado 10 drones para o ataque. Segundo Turki al Malki, os disparos não vieram do Iêmen, o que contradiria a versão inicial dos rebeldes.

A resposta do Irã
O Irã nega ter envolvimento no ataque e nos disparos dos mísseis e acusou os Estados Unidos de buscarem um pretexto para atacar o país. A agência oficial Irna publicou uma mensagem do governo do Irã dirigida aos americanos. Na mensagem, insistiam que o país não desempenhou nenhum papel no ataque e condenaram as acusações.

Os sauditas chegaram a agradecer aos Estados Unidos por confrontar o Irã e por defender seus aliados regionais no Oriente Médio de um “ataque gratuito”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?