Astronautas “presos” há dois meses no espaço poderão voltar de SpaceX
Dois astronautas foram enviados para uma missão de oito dias e poderão ser “resgatados” por uma cápsula da empresa de Elon Musk
atualizado
Compartilhar notícia
A imprensa dos Estados Unidos (EUA) apontou que os astronautas “presos” há dois meses em uma espaçonave da Boeing talvez consigam retornar à Terra com uma cápsula da SpaceX, empreitada de Elon Musk.
Dois astronautas, Butch Wilmore e Suni Williams, embarcaram há dois meses para uma missão de oito dias para a Estação Espacial Internacional.
A Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) não anunciou qual será o plano oficial para resgatar os tripulantes, mas há expectativa de que uma solução seja divulgada na próxima semana.
Astronautas tentam resolver problema
Segundo a Nasa, os astronautas não estão realmente presos, mas é necessário manter a nave no espaço para tentar descobrir qual problema afetou algumas peças.
Dessa forma, o instituto poderá decidir se é seguro acionar a espaçonave ou se realmente será preciso enviar uma cápsula, como as oferecidas pela SpaceX.
Em um teste realizado no último dia 27, a Boeing informou que durante um teste “os propulsores do Starliner funcionaram com os valores máximos de impulso e o sistema de hélio manteve-se estável. Os dados serão revistos e incluídos na fundamentação de voo para o teste de voo da tripulação”.