metropoles.com

Astronautas seguem “presos” no espaço após retorno ser adiado

Viagem dos astronautas deveria durar 8 dias. Adiamento vai permitir tempo para avaliar problemas dos propulsores e vazamentos de hélio

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
astronautas
1 de 1 astronautas - Foto: Getty Images

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, pilotos de teste do primeiro voo tripulado na espaçonave Starliner, da Boeing, decolaram a bordo com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho.

O fim da missão, que deveria durar oito dias, já foi adiado três vezes. A primeira data estipulada para o retorno da dupla era no dia 12 de junho.

Na última sexta-feira (21/6), a Nasa informou que o pouso era esperado para esta quarta-feira (26/6). Entretanto, o cronograma foi reajustado e ainda não foi divulgada uma nova data de retorno.

Astronautas com mais tempo para conserto

A Nasa afirmou que o adiamento permitirá mais tempo para examinar os problemas dos propulsores e vazamento de hélio, o motivo do primeiro atraso. Porém, a nave só pode ficar ancorada na ISS por 45 dias.

“Estamos deixando os dados orientarem nossa tomada de decisão em relação ao gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e ao desempenho dos propulsores que observamos durante o encontro e a atracação”, disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.

A Nasa reforçou que a Starliner “permanece autorizada para retorno em caso de emergência na estação espacial que exigisse que a tripulação deixasse a órbita e voltasse à Terra”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?