Assembleia Nacional da Venezuela reconhece vitória de Nicolás Maduro
Maioria dos deputados venezuelanos votou pela aprovação do resultado que aponta Maduro como vencedor, com 51,2% dos votos
atualizado
Compartilhar notícia
A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou um acordo nesta terça-feira (30/7) que reconhece os resultados da eleição presidencial de domingo (28/7). Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Nicolás Maduro saiu vencedor, com 51,2% dos votos.
Os deputados venezuelanos, de acordo com o presidente da Assembleia, Jorge Rodríguez, formaram maioria diante da proposta em sessão ordinária. Ao presidir a votação, ele pediu que os favoráveis levantassem a mão para demonstrar apoio.
A decisão surge como um elemento a mais para amparar a suposta vitória de Maduro. Apesar disso, a oposição reivindica a vitória no pleito e segue denunciando supostas fraudes. Em ato nesta terça, com presença dos líderes opositores Edmundo González e María Corina, milhares de pessoas foram às ruas de Caracas.
Os protestos tomaram conta do país, desde que o CNE informou a suposta reeleição de Maduro. Até então, pelo menos 749 pessoas foram presas por participarem das manifestações, segundo o procurador-geral do país, Tarek William Saab, e outras seis morreram, conforme dados da ONG Fórum Penal.
Entre os detidos, está o ex-deputado e líder opositor Freddy Superlano. Ele integra o partido Voluntad Popular e foi capturado pelos militares venezuelanos nesta terça. A operação foi registrada em imagens, que mostram pessoas de preto interceptando o veículo dele. O político foi retirado à força e colocado em um caminhão.