metropoles.com

Assembleia Nacional da Venezuela reconhece vitória de Nicolás Maduro

Maioria dos deputados venezuelanos votou pela aprovação do resultado que aponta Maduro como vencedor, com 51,2% dos votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jesus Vargas/Getty Images
Imagem colorida mostra Nicolás Maduro acenando para apoiadores - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nicolás Maduro acenando para apoiadores - Metrópoles - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou um acordo nesta terça-feira (30/7) que reconhece os resultados da eleição presidencial de domingo (28/7). Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Nicolás Maduro saiu vencedor, com 51,2% dos votos.

Os deputados venezuelanos, de acordo com o presidente da Assembleia, Jorge Rodríguez, formaram maioria diante da proposta em sessão ordinária. Ao presidir a votação, ele pediu que os favoráveis levantassem a mão para demonstrar apoio.

A decisão surge como um elemento a mais para amparar a suposta vitória de Maduro. Apesar disso, a oposição reivindica a vitória no pleito e segue denunciando supostas fraudes. Em ato nesta terça, com presença dos líderes opositores Edmundo González e María Corina, milhares de pessoas foram às ruas de Caracas.

Os protestos tomaram conta do país, desde que o CNE informou a suposta reeleição de Maduro. Até então, pelo menos 749 pessoas foram presas por participarem das manifestações, segundo o procurador-geral do país, Tarek William Saab, e outras seis morreram, conforme dados da ONG Fórum Penal.

Entre os detidos, está o ex-deputado e líder opositor Freddy Superlano. Ele integra o partido Voluntad Popular e foi capturado pelos militares venezuelanos nesta terça. A operação foi registrada em imagens, que mostram pessoas de preto interceptando o veículo dele. O político foi retirado à força e colocado em um caminhão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?