metropoles.com

Assembleia-Geral da ONU aprova resolução pelo cessar-fogo em Gaza

Resolução da ONU pede cessar-fogo imeadiato e exige a libertação de todos os reféns vítimas da guerra entre Israel e Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael M. Santiago/Getty Images
Assembleia Geral da ONU decide suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da organização. Na foto, uma vista ampla do salão de votação com representantes de diversos países Lula ONU - Metrópoles
1 de 1 Assembleia Geral da ONU decide suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da organização. Na foto, uma vista ampla do salão de votação com representantes de diversos países Lula ONU - Metrópoles - Foto: Michael M. Santiago/Getty Images

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta terça-feira (12/12), uma resolução que pede um cessar-fogo imediato na guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, na Faixa de Gaza.

O texto também exige a libertação de todos os reféns, de forma imeadiata e incondicional.

A proposta foi aprovada por 153 votos a favor, 10 contrários e 23 abstenções. O Brasil foi favorável ao texto.

Na última semana, o Conselho de Segurança do órgão falhou ao tentar aprovar uma minuta de resolução que pedia o cessar-fogo. A proposta garantiu a maioria dos votos, mas acabou derrubada diante da negativa dos Estados Unidos, que é membro permanente do colegiado e tem poder de veto.

De acordo com a delegação norte-americana, faltou no texto uma condenação direta às ações do Hamas no ataque de 7 de outubro.

As resoluções da Assembleia-Geral são vinculativas, ou seja, apenas expressam a opinião do órgão, mas não têm a obrigação de serem cumpridas.

No entanto, a imprensa internacional avaliou a votação desta terça como uma forte demonstração de apoio global ao fim da guerra e o crescente isolamento dos Estados Unidos e Israel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?