metropoles.com

Assad quer visitar Kim Jong-un, diz agência estatal norte-coreana

O regime de Pyongyang mantém uma relação muito próxima com a Síria. Ambos os governos são acusados pela ONU de manter armas químicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Syrian Presidency
Bashar al-Assad presidente Síria
1 de 1 Bashar al-Assad presidente Síria - Foto: Syrian Presidency

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, tem a intenção de visitar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Pyongyang, informou neste domingo (3/6) a agência estatal norte-coreana KCNA.

Segundo a agência, Assad expressou ao novo embaixador norte-coreano em Damasco, Mun Jong-nam, o desejo de se encontrar com Kim em Pyongyang durante a entrega de credenciais ao diplomata, no dia 30 de maio. “Meu desejo é viajar para a Coreia do Norte e me reunir com Kim Jong-un no futuro”, disse Assad a Mun, segundo a KCNA. Não formam divulgados detalhes de quando esse hipotético encontro ocorreria.

Caso realmente ocorra, seria a primeira visita de um presidente a Kim na Coreia do Norte.

Após a guinada diplomática dos últimos meses, o líder norte-coreano, que não tinha se reunido com nenhum estrangeiro em seus mais de seis anos no poder, realizou duas cúpulas com o presidente da China, Xi Jinping, e se encontrou outras duas vezes com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Além disso, Kim deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo dia 12, em Cingapura. “O mundo saúda este notável acontecimento na península coreana”, disse Assad sobre o encontro, de acordo com a KCNA. Conforme a agência, o presidente sírio disse estar seguro de que Kim poderá chegar à “vitória final e conseguir a reunificação coreana”.

O regime de Pyongyang mantém uma relação muito próxima com a Síria. Ambos os governos são acusados por investigadores da ONU de cooperar em um programa de armas químicas.

Apesar do planejado encontro entre Trump e Kim, os EUA querem manter a pressão sobre a Coreia do Norte. Durante uma conferência sobre segurança em Cingapura no domingo (3/6), o ministro americano da Defesa, Jim Mattis, afirmou que só haverá um relaxamento das sanções contra Pyongyang quando o país demonstrar “passos verificáveis e irreversíveis” em direção à desnuclearização. Para Jim, o caminho das negociações será, “na melhor das hipóteses, acidentado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?