Artemis I: Nasa cancela segunda tentativa de lançar foguete à Lua
Problemas de vazamento de combustível podem adiar o lançamento de foguete gigante para outubro
atualizado
Compartilhar notícia
A Nasa adiou mais uma vez o lançamento à Lua do foguete do Space Launch System (SLS – Sistema de Lançamento Espacial, em tradução livre) e da espaçonave Orion. A missão estava marcada para ocorrer neste sábado (3/9), mas foi interrompida durante a contagem regressiva.
É a segunda vez em cinco dias que a agência espacial dos Estados Unidos interrompe o lançamento do primeiro voo de teste de seu foguete de 32 andares. Os técnicos detectaram um vazamento no hardware que transferia combustível para o foguete, mas não conseguiram solucionar o problema. A última tentativa foi feita na segunda-feira (29/8), também sem sucesso.
“Nós iremos quando estiver pronto”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson, durante uma entrevista ao webcast da agência espacial.
A missão Artemis I é a primeira de uma série do programa que pretende consolidar a presença humana na Lua e faz parte dos preparativos para um voo com astronautas, previsto para lançamento nos próximos anos.
O operação deste sábado foi oficialmente cancelada pelo diretor de lançamento do Artemis I, Charlie Blackwell-Thompson. Os gerentes da missão se reunirão ao longo do dia para discutir uma nova data de lançamento.
Nelson disse existir a possibilidade de o foguete precisar ser levado de volta para o prédio de montagem para passar por reparos. Se isso ocorrer, a próxima tentativa de lançamento será adiada para outubro.
O SLS está em desenvolvimento há mais de uma década. Ele representa o maior novo sistema de lançamento vertical que a agência espacial construiu desde o foguete Saturn V. Se as duas primeiras missões Artemis forem bem-sucedidas, a Nasa pretende levar astronautas de volta à lua, incluindo a primeira mulher a pisar na superfície do satélite, em 2025.
(Com informações da agência Reuters)