metropoles.com

Argentina ordena prisão de Maduro por crimes contra a humanidade

Justiça da Argentina ordenou a prisão de Nicolás Maduro, acusado de crimes contra a humanidade praticados na Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jesus Vargas/Getty Images
Imagem colorida mostra Nicolás Maduro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nicolás Maduro - Metrópoles - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

A Justiça da Argentina ordenou a prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusado de crimes contra a humanidade. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (23/9), e faz parte de uma denúncia apresentada pelo Fórum Argentino para a Defesa da Democracia (Fadd) em janeiro de 2023.

Na ação, Nicolás Maduro é acusado de delitos como tortura, sequestros e execuções no território venezuelano. Além do presidente da Venezuela, outras autoridades ligadas ao regime chavista foram alvos da ação, como o ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello. 

A decisão da Justiça argentina surge dias após promotores do país pedirem a prisão de Maduro. A denúncia foi baseada no princípio da jurisdição universal, que possibilita países a processarem crimes contra a humanidade, independente do local onde foram cometidos e da nacionalidade dos criminosos e de vítimas.

Milei também é alvo de mandado de prisão

No mesmo dia em que a Argentina ordenou a prisão de Maduro, a Justiça da Venezuela aprovou um mandado de prisão preventiva contra o presidente Javier Milei. 

O presidente argentino, junto de outras autoridades do país, é acusado de crimes como roubo agravado, privação ilegítima de liberdade, interferência ilícita na segurança operacional da aviação civil e associação criminosa.

Milei entrou na mira das autoridades chavistas por conta do episódios que envolveu um avião estatal da Venezuela, detido em 2022 na Argentina e enviado no início deste ano para os Estados Unidos.

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?