Argentina reafirma que Edmundo González venceu Maduro nas eleições
Governo da Argentina voltou a rejeitar a vitória de Maduro e reconheceu Edmundo González como o novo presidente eleito da Venezuela
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da Argentina voltou a afirmar que Edmundo González venceu Nicolás Maduro nas eleições do último dia 28 de julho, e reconheceu o candidato da oposição como o presidente eleito na Venezuela. A nova manifestação de Buenos Aires aconteceu nesta quarta-feira (7/8), por meio do Ministério das Relações Exteriores do país.
“O povo venezuelano manifestou-se amplamente a favor da sua candidatura e a vontade popular deve ser respeitada”, disse a pasta, que anteriormente já havia rejeitado a vitória de Maduro.
Assim como outros países, a Argentina liderada pelo presidente Javier Milei tem levado em consideração os números apresentados pela oposição com base em atas conseguidas pela Plataforma Unitária Democrática (PUD), que mostram uma vitória de González por 67% dos votos válidos contra apenas 30% de Maduro.
O herdeiro político de Hugo Chávez, por sua vez, teve sua vitória proclamada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela. O órgão, no entanto, não divulgou as atas eleitorais que poderiam atestar o resultado.
De acordo com Maduro, a demora se dá por conta de um suposto ataque hacker contra o órgão, que atrasou a liberação dos dados.