metropoles.com

Terremotos atingem Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México; 14 pessoas morreram

Até o momento, o governo do Equador já confirmou 13 mortes decorrentes dos terremotos. Tremores se repetiram outras duas vezes no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dario Ordonez/Anadolu Agency via Getty Images
casas e ruas destruídas após terremoto no peru - metropoles
1 de 1 casas e ruas destruídas após terremoto no peru - metropoles - Foto: Dario Ordonez/Anadolu Agency via Getty Images

Terremotos atingiram seis países da América Latina na tarde deste sábado (18/3). Os tremores foram registrados, até o momento, na Argentina, na Colômbia, no Chile, no Equador, no México e no Peru. No Equador, segundo o governo, ao menos 13 pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas.

O tremor mais intenso do dia foi o registrado no Peru, com magnitude de 7.0. O epicentro foi em Tumbes, na região norte do país. O Ministério da Saúde confirmou a morte de uma criança, mas ainda não há informações oficiais sobre feridos. O Peru já havia registrado outros dois terremotos na sexta-feira (17/3): um de magnitude 4.2 na cidade de Huarmey e outro com 3.5 em Caylloma.


Já no Equador, o primeiro tremor teve magnitude de 6.8, com epicentro perto da cidade de Balao. Com o forte abalo sísmico, moradores deixaram os prédios em busca de abrigos seguros por volta das 12h12 (14h12 no horário de Brasília). Ao menos 13 pessoas morreram, segundo o governo equatoriano.

Um segundo terremoto de magnitude 4.8 foi registrado por volta das 12h22 e um último com intensidade 3.7 às 12h55, no horário local, segundo o Instituto Geofísico do Equador.

“O terremoto foi sentido em quase todas as províncias do país, mas houve um maior número de relatos provenientes das províncias de Guayas, Pichincha, Azuay e El Oro, especialmente das cidades de Guayaquil, Quito e Cuenca”, descreveu o Instituto Geofísico do Equador.

Confira o momento do abalo sísmico:

O vice-ministro de governo do Equador, Marío Francisco Cuvi Santacruz, afirmou nas redes sociais que está adotando medidas de apoio às províncias afetadas pelos tremores.

“Com todas as entidades governamentais estamos a desenvolver ações de apoio às províncias afetadas pelo terremoto e pelas fortes chuvas. Agradecemos aos governadores, prefeitos, prefeitos e lideranças sociais e sindicais que se somam a esse esforço”, publicou Santacruz.

Outros países também registram tremores

O Chile registrou seis notificações de tremores nas últimas 24 horas. O mais intenso, com magnitude 4.0, atingiu a região de Arica, no extremo-norte. O Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina identificou, no mesmo intervalo, três tremores com cerca de meia hora de intervalo: o primeiro em Mendoza, com magnitude 5.0; o segundo em Catamarca (com magnitude 3.0) e o terceiro em San Juan (magnitude 2.6).

Ao norte, o México notificou ao menos 18 terremotos, informa o Serviço Sismológico Nacional. O mais intenso teve magnitude de 4.3, próximo a San Jose Del Cabo, no oeste do país. As regiões de Baja California, Chiapas, Guerrero,  Jalisco, Michoacan e Oaxaca também foram afetadas por tremores menos intensos.

A Colômbia registrou quatro tremores nas últimas 24h, de acordo com o Serviço Geológico Colombiano. O mais intenso foi na região de Zapatoca, nordeste do país, com magnitude 3.2. As cidades de Los Santos e Cumbal também foram afetadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?