metropoles.com

Área da torre atacada por russos em Kiev era memorial do holocausto

O Massacre de Babi Yar deixou cerca de 33,7 mil mortos, durante a ocupação de Kiev, na Segunda Guerra Mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia
Torre de TV em Kiev alvo de bombardeio russo
1 de 1 Torre de TV em Kiev alvo de bombardeio russo - Foto: Divulgação/Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia

A área em que ficava a torre de televisão bombardeada na tarde desta terça-feira (1º/2), na área de Babi Yar, foi palco, em 1941, de um massacre nazista. O acontecimento conhecido como Massacre de Babi Yar deixou cerca de 33,7 mil mortos, durante a ocupação de Kiev, na Segunda Guerra Mundial.

O ataque russo que aconteceu no começo da tarde (horário de Kiev) foi uma investida e tentativa de impedir a circulação de informações sobre os conflitos, a estratégia militar e os pontos atacados mais recentemente. Canais de TV saíram do ar.

Veja o momento do ataque ao monumento ucraniano:

A grande contradição do ataque russo a um monumento que remete a judeus mortos pelo regime de Adolf Hitler, no entanto, é que a “desnazificação e a desmilitirização” é uma das exigências que o presidente russo Vladmir Putin faz para cessar os ataques. Além disso, Putin também exige o reconhecimento da Crimeia para pôr fim à guerra.

Babi Yar é uma ravina que fica localizada em Kiev, capital da Ucrânia. Segundo registros da história, entre os dias 29 e 30 de setembro de 1941, o regime nazista foi responsável por exterminar pelo menos 33.761 judeus.

No Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a história se repete. “Para o mundo: qual é o sentido de dizer ‘nunca mais’ por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babyn Yar? Pelo menos cinco mortos. História se repetindo”, disse.

Já o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, se referiu aos autores do ataque à torre como “nazistas russos”.

“A torre de TV de Kiev, que acaba de ser atingida por um míssil russo, está situada no território de Babyn Yar. De 29 a 30 de setembro de 1941, os nazistas mataram mais de 33 mil judeus aqui. 80 anos depois, os nazistas russos atacam esta mesma terra para exterminar os ucranianos. Mal e bárbaro”, disse Kuleba.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?