Após visita que causou crise com a China, Nancy Pelosi deixa Taiwan
A parlamentar chegou à pequena nação asiática na terça (2/8), provocando reações de autoridades chinesas contra os EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Após a rápida e controversa visita a Taiwan, Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA), deixou o país. O voo com a comitiva norte-americana partiu nesta quarta-feira (3/8).
A parlamentar chegou à pequena nação asiática na terça-feira (2/8), provocando crises entre Pequim, capital chinesa, e os Estados Unidos.
O atrito ocorre porque a China considera Taiwan como parte de seu território e condena qualquer contato de autoridades ou tentativas de reconhecimento da autonomia da ilha. Para os chineses, a viagem de Pelosi é uma “provocação”.
Em declaração dada na noite de terça, Pelosi afirmou que a comitiva norte-americana viajou ao país “em amizade e paz”.
Em publicação nas redes sociais, Pelosi informou que a delegação norte-americana visitou o Museu Nacional de Direitos Humanos ao lado de ex-presos políticos no país.
“Uma homenagem aos heróis que sofreram e lutaram pela democracia de Taiwan”, escreveu. A comitiva também se encontrou com a presidente da ilha, Tsai Ing-wen.
“Discutimos como os Estados Unidos e Taiwan podem aprofundar nossos laços econômicos, fortalecer ainda mais nossa parceria de segurança e defender nossos valores democráticos compartilhados”, disse a paramentar.
Our delegation had the distinct privilege of meeting with the President of Taiwan @Iingwen today.
We discussed how America & Taiwan can deepen our economic ties, further strengthen our security partnership & defend our shared democratic values. pic.twitter.com/VL509UYK4x
— Nancy Pelosi (@SpeakerPelosi) August 3, 2022
Ameaças
Antes da visita de Pelosi à ilha ser confirmada, autoridades chinesas dispararam ameaças aos Estados Unidos.
“Os EUA assumirão a responsabilidade e pagarão o preço por minar os interesses soberanos de segurança da China”, afirmou Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
O país chegou a instalar aviões de guerra para sobrevoar o território. Pelosi é a primeira presidente da Câmara dos Deputados norte-americana a visitar Taiwan em 25 anos.
Saiba mais sobre o conflito:
Ver essa foto no Instagram