Após tumulto, Estados Unidos retomam voos militares no Afeganistão
Retirada de civis e diplomatas havia sido interrompida após tumulto na pista de decolagem, quando centenas de pessoas invadiram o aeroporto
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (17/8), os Estados Unidos retomaram os voos de evacuação no aeroporto de Cabul, após o Talibã tomar o governo do Afeganistão no domingo (15/8). A retirada de pessoas foi interrompida nessa segunda-feira (16/8), quando centenas de pessoas invadiram as pistas de decolagem.
Até o momento, apenas os voos militares estão sendo realizados e não há previsão para a volta de decolagens das aeronaves civis. Tropas americanas e de outros países, no entanto, já tomaram o controle do aeroporto e a expectativa é que a evacuação de civis continue.
Ao menos cinco pessoas morreram no aeroporto em meio ao caos nas pistas. Em alguns vídeos, é possível ver pessoas caindo de um avião após tentarem se segurar nas asas da aeronave em uma tentativa desesperada de deixar o país.
Autoridades do aeroporto emitiram um alerta pedindo para que a população não fosse ao local: “Por favor, não venham para o aeroporto”. Ainda não se sabe o que motivou as mortes. A suspeita é que algumas pessoas tenham sido pisoteadas devido às aglomerações.
Durante o tumulto, agentes das tropas dos Estados Unidos, que estavam no aeroporto para ajudar os norte-americanos a embarcarem, atiraram para o alto, mas não há informações se o fato está ligado aos óbitos.