metropoles.com

Após tentativa de golpe, Bolívia aprova entrada definitiva no Mercosul

Votação sobre o tema foi iniciada em dezembro passado. Bloco terá reunião na segunda-feira (8/7) no Paraguai

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
Imagem colorida do presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora
1 de 1 Imagem colorida do presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora - Foto: Reprodução/X

O presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora, anunciou nesta sexta-feira (5/7) a formalização da adesão do país ao Mercosul. O líder nacional afirmou que a medida é estratégica para a nação. A decisão ocorre uma semana após uma tentativa de golpe de estado no país.

“Significa fazer parte de um importante espaço de integração regional, intercâmbio comercial, fortalecimento produtivo e nos converter em um exemplo articulador na região”, disse em publicação no X (antigo Twitter).

A publicação de Arce veio acompanhada de uma foto com outros quatro líderes, entre eles o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A imagem é da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, realizada em dezembro de 2023, no Rio de Janeiro.

O ingresso definitivo da Bolívia no Mercosul foi votado na “Assembleia Legislativa” em 15 de dezembro de 2023. O texto passou ainda pela Câmara dos Deputados boliviana em 14 de junho deste ano e pelos senadores 3 de julho. O Mercosul ainda deve concluir o processo de aceitação.

O bloco tem uma 64ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados marcada para a segunda-feira (8/7) em Assunção, no Paraguai.

O Mercosul foi criado há 33 anos por meio do Tratado de Assunção. A cada seis meses, um país assume o comando do bloco, em um rodízio feito em ordem alfabética. No encontro de segunda-feira, a presidência passará do presidente do Paraguai, Santiago Peña, para o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?