metropoles.com

Após tentar banir TikTok, Trump cria conta no app mirando eleição

Em 2020, Donald Trump tentou banir o TikTok dos EUA. O ex-presidente criou a conta no aplicativo chinês mirando alcançar o eleitorado jovem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luke Hales/Getty Images
UFC 302: Makhachev v Poirier
1 de 1 UFC 302: Makhachev v Poirier - Foto: Luke Hales/Getty Images

Donald Trump decidiu abrir uma conta no TikTok, mirando as eleições presidenciais no país, em novembro. O ocorrido foi uma surpresa, já que o republicano tentou banir o aplicativo chinês dos Estados Unidos quando ainda era presidente do país.

Na primeira publicação na plataforma chinesa de compartilhamento de vídeos, Trump aparece acenando para apoiadores e posando para selfies na luta do Ultimate Fighting Championship (UFC), em Newark, Nova Jersey (EUA), na noite de sábado (1º/6). O vídeo termina com o ex-presidente dizendo para a câmera: “Foi uma boa caminhada, certo?”

Veja: 

Donald Trump já acumulou mais de 2,4 milhões de seguidores na  rede social. A postagem teve mais de 2 milhões de curtidas e quase 40 milhões de visualizações.

O porta-voz do republicano, Steven Cheung, afirmou, em comunicado, que a decisão de aderir à plataforma foi tomada visando o eleitorado mais jovem.

“Não deixaremos nenhuma frente indefesa e isso representa o alcance contínuo de um público mais jovem que consome conteúdo pró-Trump e anti-Biden”, disse Steven Cheung.

O TikTok é usado majoritariamente por jovens, considerados alvo mais difíceis de serem alcançados pelas campanhas eleitorais.

Trump tentou banir TikTok dos EUA

Em 2020, Donald Trump tentou banir o aplicativo de vídeos chinês, o TikTok, sob alegações, sem provas, de risco de espionagem por parte da China.

Na época, a medida foi barrada pela Justiça norte-americana. Contudo, a discussão foi retomada neste ano pelo atual presidente dos EUA, Joe Biden, que sancionou, em abril, uma lei que pode banir o aplicativo de todo o país.

Condenado por fraude contábil

Há três dias, Donald Trump foi considerado culpado por fraude contábil.

Segundo a acusação, o ex-presidente norte-americano teria supostamente escondido o pagamento de US$ 130 mil, com gastos da campanha, para a atriz pornô Stormy Daniels. A investigação aponta que o objetivo com o pagamento era silenciar um caso extraconjugal.

5 imagens
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump faz discurso em Ohio
1 de 5

Donald Trump concorre as eleições presidenciais de 2024

Scott Olson/Getty Images
2 de 5

Donald Trump

Scott Olson/Getty Images
4 de 5

Donald Trump

Jabin Botsford - Pool/Getty Images
5 de 5

Donald Trump faz discurso em Ohio

Scott Olson/Getty Images

A pena de Trump ainda não está definida. A previsão é que ela seja divulgada em 11 de julho. Agora condenado, o ex-presidente pode pegar até quatro anos de prisão, mas não deve ser preso, já que irá certamente recorrer e poderá ter a pena convertida em multa ou liberdade condicional.

Mesmo condenado, Trump pode disputar a eleição e governar, se vencer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?