metropoles.com

Após sete anos, chanceleres do Irã e da Arábia se reúnem na China

Reunião acontece pouco menos de um mês após o anuncio da retomada de conversas entre Irã e Arábia Saudita, mediadas pela China

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Governo da China
FtA5GD3aMAID40q
1 de 1 FtA5GD3aMAID40q - Foto: Reprodução/Governo da China

Com a mediação da China, Irã e Arábia Saudita voltaram a se reunir para discutir a retomada de diálogos diplomáticos após os dois países cortarem relações em 2016. A reunião foi realizada em Pequim, e contou com a presença dos ministros das Relações Exteriores Hossein Amir-Abdollahian e príncipe Faisal Bin Farhan Al Saud.

“Hoje, tivemos uma reunião e discussão positiva com meu colega Amir Faisal bin Farhan em Pequim”, escreveu o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, no Twitter.

Segundo o diplomata iraniano, na reunião foram discutidos o resgate dos laços diplomáticos entre os dois países, com a reabertura de embaixadas e consulados, a retomada de voos e a facilitação de vistos para iranianos e sauditas.

Além disso, um comunicado conjunto divulgado após o encontro enfatizou a intenção de Irã e Arábia Saudita em aumentar a “cooperação em tudo o que possa garantir a segurança e a estabilidade na região e servir aos interesses de seus países e povos”.

O príncipe Faisal bin Farhan Al Saud afirmou que a Arábia Saudita busca fortalecer as relações regionais após “uma nova atmosfera positiva em toda a região”. “Estamos prontos para fortalecer essa atmosfera positiva nas relações regionais com a ajuda e a cooperação do Irã”, afirmou.

As negociações entre os dois maiores rivais no Oriente Médio, com atuação direta da China na mediação do diálogo, acontece após relações diplomáticas entre Teerã e Riade terem sido cortadas há mais de sete anos, após manifestantes iranianos invadirem postos diplomáticos sauditas no Irã, motivados pela execução de clérigo xiita na Arábia Saudita.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?