Após seis dias encalhado, navio é liberado no Canal de Suez
A embarcação da Evergreen encalhou por causa de fortes ventos. Mais de 400 navios aguardam para atravessar o canal
atualizado
Compartilhar notícia
O cargueiro Ever Given, que bloqueava há seis dias o Canal de Suez, no Egito, foi desencalhado. A informação foi dada pela Autoridade do Canal de Suez (SCA). A previsão é de que o tráfego na rota seja retomado em três dias.
Há mais de 400 navios que aguardam para atravessar o canal. Segundo o presidente do órgão que administra o canal, Osama Rabie, serão necessários três dias e meio para que todos os navios na fila de espera consigam atravessar o canal após a sua liberação.
O Ever Given, operado pela empresa Evergreen, tem 400 metros e pesa mais de 200 mil toneladas. O cargueiro estava encalhado na diagonal, na parte sul do canal, após fortes ventos e tempestade de areia na região o atingirem, na última terça-feira (23/3).
O Canal de Suez é a rota mais curta entre a Ásia e a Europa. Com 193 km, é responsável por cerca de 10% do comércio marítimo internacional. Por dia, US$ 9,5 bilhões em mercadorias são transportados pelo canal.
Mais de 200 navios aguardam para fazer a travessia. Algumas empresas temem que, com a demora na liberação do canal, tenham que desviar a rota para contornar o Cabo da Boa Esperança, onde ataques de piratas são frequentes.