Após queda de Assad, embaixador do Brasil na Síria deixa país
A Síria enfrenta uma escalada nas tensões após rebeldes, liderados por radicais islâmicos, derrubarem o regime ditatorial de Bashar al-Assad
atualizado
Compartilhar notícia
O embaixador do Brasil na Síria, André dos Santos, deixou o país nesta segunda-feira (9/12), acompanhado dos funcionários. Por enquanto, eles permanecerão na capital do Líbano, Beirute, até que a situação se estabilize.
O país enfrenta uma grande escalada nas tensões após rebeldes, liderados por radicais islâmicos, tomarem o poder e derrubarem o regime ditatorial de Bashar al-Assad, nesse domingo (8). Além da retirada da embaixada, o órgão recomendou, no sábado (7/12), que os brasileiros que estão na Síria deixem o país.
Atualmente, mais de 60 mil brasileiros moram no Oriente Médio e, do total, 3,5 mil vivem na Síria, de acordo com dados do Portal Consular, do Ministério das Relações Exteriores.
Queda de Bashar al-Assad
Bashar al-Assad renunciou à presidência da Síria e deixou o país, que governou por 24 anos, após ofensiva de grupos jihadistas iniciada em 27 de novembro.
Segundo a chancelaria russa, liderada pelo governo de Vladimir Putin, Assad negociou com “várias partes envolvidas no conflito” antes de abandonar o território sírio.