Após Gaza, filhos de brasileiros correm em praia do Egito; veja vídeo
Eram em torno de 34 pessoas no grupo que seria repatriado ao Brasil. Dessas, duas desistiram e, agora, o restante do grupo está no Egito
atualizado
Compartilhar notícia
Filhos de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, e estão em processo de repatriamento, correram pela praia de Al Arish, no Egito, pela primeira vez após mais de um mês, desde o início do conflito que se estende no Oriente Médio — o grupo cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito, no Portal de Rafah, na madrugada deste domingo (12/11), horário de Brasília.
Veja o momento:
Crianças resgatadas em Gaza em segurança, na praia de Al-Arish, no Egito. As imagens foram registradas na parada do grupo para o almoço.
O grupo deve chegar ao Cairo no final da tarde deste domingo (12), horário de Brasília. pic.twitter.com/qhfdRhE3iC
— Presidência da República do Brasil (@presidencia_BR) November 12, 2023
Nas imagens, é possível observar um grupo de crianças correr para o mar em uma praia da cidade de Al Arish, no Egito, enquanto o o brasileiro Hasan Rabee, que integra o grupo de 32 pessoas que serão repatriadas, narra a situação que enfrentaram até lá.
“Meu Deus. Eles estavam presos. Chegamos aqui, para almoçar. Depois de 35 dias, estavam presas as crianças brasileiras”, afirmou o brasileiro Hasan Rabee.
A situação foi repercutida pela página da Presidência da República no X, antigo Twitter. Na publicação, há a previsão de que o grupo de 32 brasileiros chegue ao Cairo, a capital egípcia, ainda neste domingo (12/11).
Contudo, o vídeo foi inicialmente veiculado por Rabee em suas redes sociais. “As crianças brasileiras hoje. Alegria deles na parada para almoçar na praia do AlArish, no Egito”, escreveu o brasileiro na publicação.
A previsão é de que o grupo chegue à Base Aérea de Brasília por volta das 23h30 desta segunda-feira (13/11), horário da capital federal. Esse é o 10º voo que o VC-2 (Embraer 190) cedido pela Presidência da República faz da região onde ocorre o conflito no Oriente Médio para o Brasil.
Saiba mais sobre os repatriados:
- 22 brasileiros;
- 7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM);
- 3 palestinos parentes próximos de brasileiros;
- No total, há 17 crianças; 9 mulheres; e 6 homens.
Repatriação dos brasileiros na Faixa de Gaza
O grupo de brasileiros que aguardava permissão de autoridades do Egito, de Israel e da Palestina para sair da região em conflito cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito, no Portal de Rafah, na madrugada deste domingo (12/11).
Os 32 passaram pela imigração e seguem para a aeronave que está na capital do Egito, para resgate dos repatriados oriundos da Faixa de Gaza.
A previsão de decolagem é às 11h50 do horário local, nesta segunda-feira (13/11). Três paradas técnicas estão previstas: em Roma, na Itália; em Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife (Barf), no Brasil.
O grupo era composto por 34 pessoas, mas duas delas desistiram de retornar ao Brasil e optaram por continuar na Faixa de Gaza.