metropoles.com

Após desistência de Biden, pesquisa aponta Kamala empatada com Trump

Levantamento da Morning Consult feito em 21 e 22 de julho mostra a vice-presidente em empate técnico com o ex-presidente Donald Trump

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrew Harnik/Getty Images
Imagem colorida de Kamala Harris - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Kamala Harris - Metrópoles - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

Uma nova pesquisa de intenção de votos realizada em 21 e 22 de julho, após a desistência de Joe Biden da corrida eleitoral pela Presidência dos Estados Unidos, a vice-presidente Kamala Harris — favorita a assumir a candidatura democrata — aparece tecnicamente empatada com o republicano Donald Trump.

Conforme o levantamento divulgado na segunda-feira (22/7), Trump está com 47% das intenções de voto, enquanto Kamala tem 45%. A pesquisa foi realizada pelo Morning Consult, com 900 eleitores democratas.

6 imagens
Kamala Harris em Washington, DC, nos Estados Unidos
Kamala Harris
Kamala Harris
As redes sociais de Kamala Harris exibem o slogan "Let's win this" (vamos vencer essa), juntamente com a frase "Harris for President
Kamala Harris e Joe Biden na Filadélfia em 2024
1 de 6

Kamala Harris discursa em Washington, DC, nos Estados Unidos

Andrew Harnik/Getty Images
2 de 6

Kamala Harris em Washington, DC, nos Estados Unidos

Andrew Harnik/Getty Images
3 de 6

Kamala Harris

Chris duMond/Getty Images
4 de 6

Kamala Harris

Chris duMond/Getty Images
5 de 6

As redes sociais de Kamala Harris exibem o slogan "Let's win this" (vamos vencer essa), juntamente com a frase "Harris for President

Reprodução/Redes sociais
6 de 6

Kamala Harris e Joe Biden na Filadélfia em 2024

Getty Images

A margem de erro do estudo é de 3 pontos percentuais. Isso significa que a porcentagem de Trump pode flutuar entre 44% e 50%, e a de Kamala entre 42% e 48%; por isso, o empate técnico.

Desvantagem menor

Conforme a pesquisa, Kamala Harris é a candidata democrata que tem melhores chances de vencer Trump em uma disputa direta entre os nomes testados pelo levantamento. Outros nomes fortes do partido, como Pete Buttigieg, Gavin Newsom e Gretchen Whitmer, conseguiriam 39% dos votos contra 47% de Trump — esses três democratas declararam apoio a Kamala.

Segundo a Morning Consult, Harris está à frente de Biden na disputa contra Trump: o presidente tinha de seis pontos percentuais de desvantagem em relação ao republicano; já Kamala tem desvantagem de dois pontos.

O levantamento mostrou também que 65% dos eleitores democratas apoiam Kamala Harris para liderar a chapa do partido no lugar de Biden. Segundo o instituto, o número de apoiadores dessa questão mais do que dobrou em relação ao fim do mês passado, após o primeiro debate presidencial.

A consulta aponta ainda que 63% dos eleitores afirmaram que Biden deveria cumprir o restante de seu mandato, em comparação aos 30% que disseram que ele deveria renunciar agora.

Pesquisas anteriores

Desde o momento que a candidatura de Biden começou a sofrer críticas mais duras — o principal marco para a acentuação delas foi o debate contra Donald Trump em 27 de junho —, institutos americanos fizeram pesquisas simulando um confronto entre Kamala e Trump nas urnas. Veja o que apontavam os levantamentos antes da desistência do atual presidente da disputa do pleito:

CBS News/YouGov

A pesquisa CBS News/YouGov feita semana passada deu vitória de Trump sobre Kamala por três pontos (51% a 48%), enquanto Trump vencia Biden, no mesmo período, por cinco pontos (52% a 47%). A margem de erro foi de 2,7 pontos.

Economist/YouGov

O levantamento Economist/YouGov realizado entre 13 e 16 de julho e divulgado no dia 18 de julho, com margem de erro 3,1%, indicava que Biden perderia para Trump por 41% a 43%, enquanto Kamala Harris perderia para Trump por 39% a 44%.

Reuters/Ispos

A sondagem Reuters/Ipsos feita na terça-feira após a tentativa de assassinato de Trump constatou vitória de Trump sobre Biden e Harris com a mesma margem, e 69% dos entrevistados afirmaram que consideravam Biden muito velho para trabalhar no governo.

Bendixen & Armandi

A pesquisa da empresa democrata Bendixen & Armandi deu vitória de Kamala sobre Trump por 42% a 41%, com margem de erro de 3,1%, em levantamento feito dia 9 de julho e noticiado pelo site Politico. A sondagem também mostra que Biden, Gretchen Whitmer (governadora do Michigan) e Gavin Newsom (governador da Califórnia) perderiam para Trump.

Yougov

Uma pesquisa YouGov realizada de 3 a 6 de julho apontou que mais democratas e independentes que apoiam os democratas preferem Biden a Harris como candidato, 47% a 32%, enquanto 21% disseram não ter certeza (margem de erro 4%).

Five Thirty Eight

Uma análise das pesquisas Five Thirty Eight chegou à conclusão de que as chances de Harris de vencer o Colégio Eleitoral sobre Trump são ligeiramente melhores do que as de Biden (38% contra 35%), mas quando vários fatores econômicos e políticos são incorporados, as chances de Biden vencer os estados decisivos e o Colégio Eleitoral contra Trump são melhores do que as de Harris – 48% a 31%.

Reuters/Ipsos

A pesquisa Reuters/Ipsos divulgada em 2 de julho (margem de erro de 3,5%) descobriu que Harris perderia para Trump por um ponto, Biden empatou com Trump, enquanto quatro governadores que foram apontados como potenciais substitutos de Biden – a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, o overnador da Califórnia, Gavin Newsom, o governador de Kentucky, Andy Beshear, e o governador de Illinois, J.B. Pritzker – teriam todos um desempenho pior do que Biden e Harris contra Trump.

Pesquisa CNN/SSRS

Em uma pesquisa CNN/SSRS com margem de erro de 3,5%, realizada de 28 a 30 de junho, Harris superou Biden, e três outros candidatos em potencial geralmente apresentados para substituí-lo, em um confronto hipotético contra Trump. Ela ainda perderia para o ex-presidente por dois pontos, enquanto Biden perderia para Trump por seis pontos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?