Após decisão judicial, Estados Unidos revalidam vistos de estrangeiros
Segundo informação divulgada pelo Departamento de Estado americano, cerca de 60 mil vistos tinham sido revogados
atualizado
Compartilhar notícia
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla original) informou que irá implementar a decisão do juiz federal James Robart, de Seattle, e deixará de cumprir o decreto anti-imigração assinado pelo presidente americano, Donald Trump. Dessa forma, todos os vistos não cancelados fisicamente são considerados válidos.
Segundo informação divulgada pelo Departamento de Estado americano, cerca de 60 mil vistos tinham sido revogados.
“De acordo com a ordem judicial, o Departamento de Segurança Interna suspende todas e quaisquer ações, implementando o bloqueio ao decreto intitulado ‘protegendo a Nação contra a entrada de terroristas estrangeiros nos EUA'”, disse o Departamento, em nota.Segundo o órgão, os viajantes que foram proibidos de entrar em solo americano serão inspecionados “de acordo com a política e o procedimento padrão”.
Ainda na nota, o Departamento de Segurança Interna afirmou que “o Departamento de Justiça pretende retirar o estado de emergência dessa decisão judicial e defender o decreto de Trump – o que é legal e apropriado. O decreto se destina a proteger a pátria e o povo americano, e o presidente tem o dever maior e a responsabilidade de fazer isso”.
O decreto anti-imigração abrange cidadãos do Irã, do Iraque, da Líbia, da Somália, do Sudão, da Síria e do Iêmen.