Após colapso de regime, Assad chega à Rússia em busca de asilo
Bashar al-Assad buscou ajuda da Rússia, que apoiou seu regime durante décadas, após rebeldes tomarem o controle da Síria
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad, chegou à Rússia em busca de asilo após rebeldes colocarem um fim em seu regime ditatorial, que durou 24 anos. A informação foi divulgada pela mídia estatal russa neste domingo (8/12).
“Assad e membros de sua família chegaram a Moscou, na Rússia, com base em considerações humanitárias, e concederam-lhes asilo”, disse um comunicado divulgado pela Tass, a agência de notícias estatal russa.
Mais cedo, o governo da Rússia, que mantém fortes laços com Assad desde o início da guerra civil síria, informou que Assad renunciou e deixou a Síria após rebeldes chegarem a Damasco.
Sob o comando do Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), grupos rebeldes iniciaram uma ofensiva em 27 de novembro. Depois de conquistar diversas regiões controladas anteriormente por forças ligadas a Assad, os insurgentes conseguiram derrubar Assad em uma ação que durou apenas 12 dias.