Após ato do Talibã contra mulheres, apresentadores de TV cobrem rostos
Grupo extremista ordenou que todas as jornalistas apareçam na TV cobrindo o rosto. Homens vestem máscaras para demonstrar apoio às colegas
atualizado
Compartilhar notícia
No Afeganistão, apresentadores do canal de televisão Tolo News passaram a usar máscaras para aparecer ao vivo e, dessa forma, protestar contra uma decisão do Talibã. O grupo extremista que governa o país ordenou na última quinta-feira (19/5) que todas as apresentadoras de TV apareçam cobrindo os rostos. A informação é do jornal The Guardian.
O protesto foi batizado de #FreeHerFace (liberte o rosto dela, em inglês) nas redes sociais e um grupo de apresentadores homens decidiu debochar da obrigatoriedade imposta pelo Ministério para Propagação da Virtude e a Prevenção do Vice do Afeganistão. No início do mês, o Talibã ordenou também que todas as mulheres cubram os rostos em público.
Segundo a ordem do governo, a decisão é final e não há espaço para debate. Logo após o comunicado oficial, o apresentador Sebghat Sepehr apareceu usando uma máscara ao vivo.
A âncora da 1TV em Cabul, capital do país, Lema Spesali, 27 anos, falou ao The Guardian que ela foi informada sobre o decreto do Talibã para que mulheres cubram o rosto ao chegar na emissora no domingo de manhã.
“Dois membros do Talibã vieram à redação e disseram que a decisão para apresentadoras mulheres deveria ser implementada”, afirmou.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.