metropoles.com

Após atentado, Trump indica vice e se mantém em alta no noticiário

Tentativa de assassinato do candidato republicano toma o centro do debate político e promete ter consequências nas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Donald Trump com curativo na orelha direita - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump com curativo na orelha direita - Metrópoles - Foto: Reprodução

A candidatura do ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump está no centro do noticiário político norte-americano. Após fim de semana tenso, quando o bilionário foi alvo de uma tentativa de asassinato, o assunto da vez ainda é o candidato do partido republicano.

No primeiro dia da Convenção Nacional do Partido Republicano, os delegados votaram e definiram, nesta segunda-feira (15/7), o ex-presidente Donald Trump como o candidato oficial da sigla nas eleições deste ano. O pleito ocorrerá em novembro.

Ainda no contexto do evento realizado em Milwaukee, pouco antes da oficialização da candidatura, o ex-presidente Donald Trump anunciou o senador J.D. Vance como candidato a vice na chapa republicana. Em postagem na rede Truth Social, Trump comunicou a decisão.

“Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande estado de Ohio”, escreveu.

O candidato republicano também apareceu na convenção, se mostrando em público pela primeira vez desde o atentado e ostentando um grande curativo na orelha direita, que foi atingida de raspão pelo atirador.

Vance saiu de um crítico destacado do ex-presidente — chegando a chamá-lo de “idiota” e o comparando a Adolf Hitler — a um apoiador ferrenho do bilionário. A presença do senador na candidatura de Trump tem sido destacada como agregadora, entre outros motivos, pela idade do político, em meio aos questionamentos sobre a capacidade física de Joe Biden.

Investigação em curso

Desde o debate ocorrido em junho, o centro das discussões estava na saúde de Joe Biden. A performance ruim do democrata frente ao rival republicano levantou dúvidas quanto a capacidade do mandatário para comandar a Casa Branca por um novo mandato.

Além disso, confusões do presidente durante discursos, ao trocar nome de líderes políticos e até da vice-presidente, tem dado coro às críticas quanto à saúde dele. Aliados e nomes influentes na política norte-americana têm insistido para que ele desista da disputa.

A discussão, no entanto, foi interrompida por um ataque ao candidato Donald Trump ocorrido no último sábado (13/7), em Butler, Pensilvânia. Por poucos centímetros, o republicano não foi alvejado de forma fatal. O ex-presidente foi ferido e encaminhado para o hospital.

5 imagens
Lideranças mundiais manifestaram solidariedade a Trump
O caso é investigado pelo FBI
Trump sangra após barulho de tiros em comício na Pensilvânia
1 de 5

Trump sofreu tentativa de assassinato durante comício

Anna Moneymaker/Getty Images
2 de 5

Anna Moneymaker/Getty Images
3 de 5

Lideranças mundiais manifestaram solidariedade a Trump

reprodução
4 de 5

O caso é investigado pelo FBI

Jabin Botsford/The Washington Post via Getty Images
5 de 5

Trump sangra após barulho de tiros em comício na Pensilvânia

Reprodução/MSNBC

Um homem que assistia ao comício morreu e o atirador, identificado como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi morto por agentes. O FBI investiga o caso como tentativa de homicídio e como um possível caso de terrorismo doméstico. Até o momento, a investigação indica que o criminoso agiu sozinho.

Em pronunciamento no Salão Oval, dada a gravidade do caso, o presidente Joe Biden falou em “baixar a temperatura da política americana”. Segundo Biden, o ataque “fez todos darem um passo para trás, reavaliar onde estamos e como seguiremos a partir daqui”. “Não podemos normalizar essa violência”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?