Após atentado contra Trump, Biden se reúne com equipe de segurança
Segundo a Casa Branca, o presidente Joe Biden e a vice Kamala Harris receberam novas informações sobre o atentado contra Donald Trump
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, se reuniram, na manhã deste domingo (14/7), com autoridades ligadas à segurança interna do país para serem informados sobre o atentado contra o ex-presidente e candidato à presidência Donald Trump, ocorrido na tarde desse sábado (13/7) em Butler, na Pensilvânia.
Em publicação no X (antigo Twitter), a Casa Branca informou que Biden e Harris “receberam um briefing atualizado na Sala de Situação da Casa Branca de autoridades de segurança interna e policiais”.
Além do presidente e da vice-presidente, participaram da reunião autoridades do Departamento de Segurança Interna, ao qual o Serviço Secreto está subordinado, e de outros integrantes das forças de segurança norte-americanas.
O atentado
O candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano foi alvo de uma tentativa de assassinato na tarde desse sábado (13/7), enquanto participava de um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
De acordo com as autoridades norte-americanas, Trump apenas sofreu um ferimento na orelha direita após ser atingido de raspão por um tiro, enquanto um apoiador perdeu a vida na plateia. Já o atirador foi morto pelas forças de segurança no local.
Biden condena ataque contra Trump
Horas após Trump ser alvo de um ataque a tiros durante um comício, o presidente dos EUA se manifestou publicamente sobre o atentado contra o adversário na corrida à chefia da Casa Branca.
“Fui informado sobre o tiroteio no comício de Donald Trump na Pensilvânia”, diz o texto. O democrata reforçou que “não há lugar para esse tipo de violência na América”. “Devemos nos unir como uma nação para condená-lo [o ataque]”, disse.
Biden ainda afirmou que ficou grato em saber que o candidato republicano estava “seguro e bem”. “Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estiveram presentes no comício, enquanto aguardamos mais informações”, afirmou o presidente.
A vice-presidente Kamala Harris também se pronunciou condenando o ataque e agradecendo pela agilidade dos agentes do Serviço Secreto dos EUA e de segurança presentes no local.
“Estamos orando por ele, sua família e todos aqueles que foram feridos e impactados por este tiroteio sem sentido”, destaca parte do comunicado. Ela finalizou dizendo que: “Violência como essa não tem lugar em nossa nação. Todos devemos condenar este ato abominável e fazer a nossa parte para garantir que não conduza a mais violência”.