metropoles.com

Após 16 dias, Tunísia permite desembarque de 40 imigrantes

Embarcação que continha pessoas de oito países já havia sido rejeitada por França, Itália e Malta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imigrante barco tunísia
1 de 1 imigrante barco tunísia - Foto: Reprodução

Após cerca de 15 dias de impasse, a Tunísia autorizou neste domingo (29) o desembarque no porto de Zarzis de 40 deslocados externos resgatados por um navio comercial em meados de julho, depois de a embarcação ter sido recusada por França, Itália e Malta.

O país africano temia que a ancoragem do navio Sarost 5, que tem bandeira tunisiana, abrisse um “precedente perigoso” no Mediterrâneo. As pessoas a bordo são provenientes de Bangladesh, na Ásia, Egito, Camarões, Costa do Marfim, Senegal, Guiné e Serra Leoa, na África.

O grupo inclui duas grávidas, uma de seis meses e outra de poucas semanas. Segundo o governo tunisiano, a autorização para o desembarque se deu por “motivos humanitários”. Os deslocados externos serão acolhidos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), pelo Crescente Vermelho e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

“A Tunísia recusou a abertura de campos de acolhimento para migrantes em seu território, e o episódio do navio Sarost 5 não deve ser usado como um precedente”, afirmou o primeiro-ministro Youssef Chahed.

A Itália defende que a União Europeia patrocine a criação de postos de desembarque fora do bloco, principalmente em países africanos da costa mediterrânea, como Líbia e Tunísia, mas as duas nações rechaçam essa ideia.

De acordo com o capitão do Sarost 5, Ali Aiji, citado pela “AFP”, as pessoas a bordo estão tão cansadas que querem entrar na Tunísia. O resgate dos 40 deslocados externos ocorreu em 13 de julho passado, na área de busca e socorro sob competência de Malta, que recusou o desembarque.

Em seguida, Itália e França também se negaram a receber o navio, que então retornou para a Tunísia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?