metropoles.com

Ao assinar acordo militar, EUA diz querer atacar “ameaças mútuas”

Bolsonaro e Donald Trump firmaram uma cooperação para reduzir a burocracia no comércio de produtos da área militar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Enviado especial a Miami – Brasil e Estados Unidos assinaram, neste domingo (08/03), um acordo militar anunciado como “inédito” entre dois países da América Latina. Conhecido pela sigla RDT&E, o documento prevê cooperação em pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e testes militares.

O processo foi iniciado em 2017, ainda no governo de Michel Temer (MDB) e necessita ser ratificado pelo Congresso.

Por trás da papelada, porém, o comandante do Comando do Sul dos Estados Unidos, almirante Craig Faller, destacou que o acordo permitirá aos dois países enfrentarem o que chamou de “ameaças mútuas”.

“Discutimos ameaças mútuas. Ameaças que atingem a democracia e os princípios que compartilhamos. Nossos comandos, nossas nações, precisam trabalhar juntas contra essas ameaças”, destacou Faller.

Na sequência, ele recordou uma dessas experiências “com uma equipe de países múltiplos que puderam trabalhar contra a crise na Venezuela”.

Recentemente, os Estados Unidos subiram o tom na crise humanitária e política enfrentada pela Venezuela, que vive sob a ditadura de Nicolas Maduro. No último mês, Trump recebeu o presidente colombiano, Ivan Duque, do Equador, Lenin Moreno, e o autointitulado presidente da Venezuela, Juan Guaidó.

No encontro realizado entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, na noite de sábado (07/03), por exemplo, esse foi um dos temas tratados.

Na mesma ocasião, o presidente norte-americano afagou Bolsonaro dizendo que ele estava fazendo um “ótimo trabalho”. O brasileiro rebateu, elogiando o bom “relacionamento de direita” entre eles.

Agora, com o acordo assinado, que dá acesso a um bolo de investimentos que chega nos US$ 90 bilhões anuais, os EUA devem aumentar a pressão sobre o governo brasileiro para tentar colocar fim ao regime de Maduro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?