Antony Blinken diz que China quer “reformular a ordem internacional”
Secretário de Estado dos EUA afirmou que a China é um dos maiores desafios para a manutenção da atual ordem global
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou em discurso realizado nesta quinta-feira (26/5) que é necessário defender a atual ordem global e mostrou preocupação com a China.
Após as recentes tensões entre as duas maiores potências globais, Blinken afirmou que o governo dos EUA enxerga Pequim como um desafio para o futuro.
“A China é o único país com a intenção de reformular a ordem internacional”, afirmou o secretário, acrescentando que o país mais populoso do mundo usará o poder econômico, diplomático, militar e tecnológico para conseguir o objetivo.
A fala de Blinken é só mais um episódio da tensão entre Estados Unidos e China. Na última segunda-feira (23/5), o presidente dos EUA, Joe Biden, chegou a afirmar que os EUA estaria disposto a usar a força para defender Taiwan em caso de uma ação militar chinesa no país – que a China considera seu território.
Em Tóquio, Joe Biden diz que estaria disposto a usar a força para defender Taiwan de uma ação militar chinesa.
“Concordamos com a política de uma China. Mas a ideia de que pode ser tomado à força, simplesmente não é apropriada”, respondeu o presidente dos EUA a uma repórter. pic.twitter.com/chlKJlJk7a
— Metrópoles (@Metropoles) May 23, 2022